Mô Fio! se prepara para gravar seu 1º DVD

16/05/2012 15:25 - Música
Por Redação
Image

Quando a banda sobe ao palco, tudo acontece como se fosse um ritual: as letras passam a ser como poesias cantadas, que são ‘recitadas’ à medida que o acordeom chora, o triângulo chiguinlinga e a zabumba bate os sons que parecem vir do coração. Assim se apresentam os meninos da Mô Fio!, que, agora em 2012, comemoram 11 anos de formação do grupo. Fiéis ao estilo pé-de-serra, eles preservam as canções do forró raiz, comemoram a vitória de se manter no mercado sem acompanhar os hits de sucesso que costumam conquistar o topo das paradas musicais e se preparam para lançar o DVD ao vivo no próximo dia 18 de maio. E, com as proximidades das festas juninas, o repertório para o São João está pronto e já começou a ser apresentado além dos limites territoriais alagoanos. O talento da Mô Fio! conquistou o estado vizinho Sergipe e a banda deixou saudades após se apresentar no ‘Arraiá da Praia’, na capital Aracaju.

Quando a banda começou, lá atrás em 2001, a ideia era montar um grupo que pudesse reunir os apaixonados pelo forró pé-de-serra e criar um repertório que levasse seus intérpretes a cantar as poesias dos consagrados músicos fiéis ao forró raiz. E tem sido assim desde então. As letras cantadas pela Mô Fio! foram compostas por grandes nomes do forró, do xote e do baião. “Nossa maior inspiração vem do mestre Luiz Gonzaga”, garantiu Flávio Bernardes, vocalista da banda.
Dominguinhos, Flávio José, Acioly Neto, Dorgival Dantas, Santana, Jorge de Altinho, Petrúcio Amorim e Jacinto Silva são alguns dos outros grandes compositores do forró tradicional que também influenciam a Mô Fio!.

O 1º disco em 2002

Seu primeiro disco, álbum intitulado “Nasci pra te amar”, lançado em 2002, vendeu 10.000 cópias nas lojas, marca difícil para uma banda regional, principalmente com a realidade crescente da pirataria no Brasil. As canções “Nasci pra te amar” e “Girassol” caíram no gosto do público e, em todos os shows onde são interpretadas, ainda hoje, o as fãs mostram que elas continuam na ‘ponta da língua’.

E o disco fez tanto sucesso em Alagoas que conseguiu ultrapassar as divisas do estado. Depois de já ter se apresentado em quase todos os municípios alagoanos, o grupo foi convidado para fazer participações em programas de rádio e televisão em São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Pernambuco.

Nos anos seguintes, a Mô Fio! desenvolveu sua performance dando ênfase a trabalhos periódicos, a exemplo da gravação de CDs de shows ao vivo, para fins de divulgação regional.


Novos trabalhos em 2012 e o voo para o Nordeste

Agora em 2012, para comemorar os 11 anos de carreira, a banda lançará três trabalhos: o primeiro deles será a gravação do DVD ao vivo, que será feita no dia 18 de maio, durante o a realização do ‘Forró do Kanoa’, quando subirão ao palco Mô Fio! e Dorgival Dantas. O segundo, será um disco, com 14 faixas inéditas, inclusive composições próprias, que trará músicas que prometem agradar a todos os gostos e idades. E, quase em paralelo a ele, será produzido um CD em homenagem a Luiz Gonzaga. Isso sem falar no CD ao vivo que foi gravado em março último, durante o ‘Luau do Kanoa’.

“Os três trabalhos estão sendo preparados com muito carinho. Estamos torcendo para que o público goste de tudo. É para ele que fazemos esse som e é para preservar o forró da tradição que batalhamos, todos os dias, para nos manter no mercado. Defendemos o pé-de-serra não só por identificação artística, mas por amor ao legado deixado pelos grandes músicos que compuseram verdadeiras poesias em forma de forró”, declarou o vocalista.

E Flavinho, com é mais conhecido no meio artístico, ainda comemora o sucesso do II Arraiá da Praia, evento que aconteceu na barraca Parati, à beira-mar da orla de Aracaju, em abril passado. A festa deu início aos festejos juninos na capital sergipana. A noite só apresentou forró dos ‘bãos’ e a Mô Fio! tocou ao lado da banda Zé Tramela, grupo natural de Aracaju que segue o mesmo estilo pé-de-serra. “Temos certeza que os apreciadores da boa música nordestina gostaram do Arraiá da Praia. E, para nós da Mô Fio!, foi um momento muito especial poder tocar em outro estado. Foi mais um passo importante para a nossa carreira”, declarou ele.

Músicos experientes

Na Mô Fio! não tem amador. Seus seis músicos - Flávio Bernardes/triângulo e vocal; André de Luna/guitarra; Felipe Rezende/zabumba; Tarcízio Viturino/acordeom; Felipe Barros/contrabaixo e Rodrigo Sarmento/bateria - carregam na bagagem experiências de fazer diferentes sons e isso os permite ousar nos arranjos colocados nas canções que compõem o repertório da banda. “A gente consegue reunir o reggae, a MPB, o rock, o maracatu e outros estilos musicais dentro do forró pé-de-serra. E o bacana é que o resultado tem sido bom, as pessoas aprovam”, garantiu André de Luna, responsável pelos solos de guitarra que dão efeitos novos às canções.


“Mô Fio!”

“Mô Fio!”. Expressão utilizada naturalmente pelos nordestinos em seu vocabulário no dia-a-dia. Tem o significado de “Meu filho”, num jeitinho bem nordestino de se falar, com o sotaque que todos conhecem e gostam de ouvir: “Ô Mô Fio!”.

Entretanto, em terras caetés (Alagoas), a expressão significa muito mais que uma forma carinhosa de chamar a uma outra pessoa. Mô Fio! significa muita música: forró, xote, baião e tudo que há de bom no cancioneiro nordestino.

Então... Aí está feita a apresentação do grupo. A descendência nordestina sempre esteve entre os seus integrantes e o amor pela música regional popular também. “Pretendemos viver querendo, ouvindo, dançando, louvando ao forró, aos céus erguemos as mãos rogando em prece ao forró. Ô mô fio, isso é bom demais”, brincou o vocalista da banda.

O ‘Forró do Kanoa’ é uma promoção do Kanoa Beach Bar e da PlayGround Bussinnes for Fun, representadas, respectivamente, pelos empresário Gustavo Xavier, Henrique Novaes e Fred Rehem. Maiores informações sobre o evento através dos telefones: (82) 9971.2520 (Fred), (82) 8721.3932 (Flavinho – Mô Fio!).

Serviço

Forró do Kanoa, dia 18 de maio
Atrações: Mô Fio!, Dorgival Dantas, Forró da Pegação e DJ Pitão
Local: Musique
Ingressos: Loja Container, em frente a Loop Lounge (Stella Mares), 3320.1206 e Kanoa Beach Bar: R$ 40,00 pista e R$ 80,00 camarote.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..