A taça de campeão estadual 2012, rejeitada pelo Ceará, foi doada nesta segunda-feira (14) pela Federação Cearense de Futebol (FCF) para a Associação Madre Paulina, que irá leiloar o troféu para investir na reforma da sede da entidade.

Diretores e jogadores do Ceará se recusaram a levar para casa o troféu de campeão, como protesto pelas decisões da FCF para o jogo deste domingo, no estádio Presidente Vargas (PV).

Na ocasião, o Fortaleza também se recusou a receber a taça, mas nesta segunda-feira, o presidente do Leão, Osmar Baquit, declarou que o clube só não subiu ao palanque para receber o troféu de vice-campeão pelo "momento de tristeza" do time após a partida. “Vamos buscar a taça”, afirmou Baquit.

O anúncio da doação da taça foi feito pelo site da FCF. "A intenção é que a Associação possa arrecadar recursos para a manutenção dos projetos desenvolvidos, por meio de leilão ou venda direta dos objetos", disse o site da Federação.

O presidente da entidade Mauro Carmélio, afirmou ao site que a doação do troféu é um exemplo de cidadania.

"O esporte deve servir como instrumento de paz, respeito e solidariedade. Por isso, estamos dando o exemplo ao prestigiar uma instituição que afasta crianças e adolescentes das ruas e dos vícios, colaborando para que ela atinja seus objetivos", disse Carmélio.

A Associação Madre Paulina, que oferece abrigo, alimentação, cuidados de higiene, atendimento médico e atividades pedagógicas, funciona na Rua Souza Girão nº 260, no Bairro de Fátima. Os interessados em adquirir o troféu e ajudar a instituição podem entrar em contato pelo telefone 3254-4150.