Economista alagoano esclarece dúvidas sobre mudanças na Poupança

14/05/2012 03:11 - Economia
Por Redação
Image

As mudanças anunciadas pelo Governo, no último dia 03, no investimento mais tradicional do país, a poupança, provocaram muitas dúvidas nos brasileiros. De acordo com a nova resolução, quando a taxa básica de juros for de 8,5% ao ano ou menor, o rendimento da caderneta será fixado em 70% da taxa Selic.

O economista e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Fábio Guedes, comentou a mudança em entrevista ao CadaMinuto. Segundo ele, não há motivo para preocupação dos poupadores. “Basicamente, a parcela da população que costuma depositar na poupança deve continuar. O governo não vai confiscar nenhum investimento”, ponderou.

A mudança vale para os depósitos feitos a partir de sexta-feira, mas gerou muitas dúvidas. “A fixação de 70% acontecerá quando a taxa Selic for 8,5%. Essa política deve favorecer os pequenos poupadores e manter os grandes investidores no mercado de compra da dívida do governo e outros”, explicou Guedes.

O professor de matemática Anderson Tenório, assim como muitos brasileiros, foi pego de surpresa com a resolução do governo. No primeiro momento, ele revelou que algumas dúvidas ficaram no ar, no entanto, com o fim dos mitos a ‘ real’ situação foi esclarecida.

“Eu pensei que seria forçado a buscar um novo caminho para investigar o meu dinheiro. Não é muita coisa, mas é meu e trabalho muito para tê-lo. Ao final, percebi que o rendimento, mesmo com a Selic abaixo de 8,5%, continua viável. Continuarei investindo na poupança ”, pontuou

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..