Os secretários de Saúde dos municípios que integram a 9ª e 10ª Regiões de Saúde participam nesta terça-feira (15) da reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR), promovida pelas Secretarias de Saúde de Alagoas e Paulo Afonso (BA). O encontro começa às 14 horas, na Secretaria Municipal de Saúde de Paulo Afonso.

Na pauta, a discussão sobre as referências assistenciais entre os estados – o trânsito de pacientes do Sertão alagoano que buscam atendimento no município baiano.

Joellyngton Medeiros, técnico de Planejamento da Superintendência de Gestão e Participação Social, informou que, em 2011, cerca de 1.300 pessoas do Sertão alagoano utilizaram o serviço de saúde de Paulo Afonso, causando uma despesa de R$ 1.700.000,00. Segundo Medeiros, no encontro com os gestores municipais das duas regiões, um dos principais pontos de discussão será sobre a organização dessa demanda.

Também participam do encontro representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Pernambuco, que também tem municípios que encaminham pacientes para a Bahia. De acordo com Joellyngton Medeiros, nessa reunião os gestores tentarão construir uma agenda de estruturação e organização dos serviços, tendo como base o território sanitário interestadual, onde toda programação de serviço atende aos municípios alagoanos, pernambucanos e os da Bahia.

Acontecerá ainda uma reunião com os secretários de Saúde de Alagoas, Alexandre Toledo, Antônio Carlos Figueira (PE) e Jorge José Santos Pereira Solla (BA). Todas as propostas apresentadas na reunião com os secretários municipais serão apresentadas aos três gestores estaduais, em data a ser definida.