A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), realizou na quinta-feira (10) reunião informativa na Área de Proteção Ambiental (APA) da Marituba do Peixe, localizada entre os municípios de Penedo, Piaçabuçu e Feliz Deserto.

O evento teve o objetivo de informar as comunidades do entorno da APA sobre o subprograma de demarcação, materialização e levantamento fundiário da área.

Um convênio firmado entre Semarh e Codevasf tem sido um forte aliado na busca de métodos de proteção ambiental da APA do Marituba do Peixe. A reunião ocorrida nesta quinta-feira serviu para informar à população sobre o início das obras de demarcação da área, colocação de placas de sinalização, efetuação de um levantamento fundiário das propriedades, fazer a revisão do plano de manejo e melhorar o gerenciamento das unidades de conservação. Somente após a realização das obras, poderão ser elaborados projetos de proteção ambiental na área.

Uma das principais estratégias usadas para evitar conflito com os proprietários de terras é a mobilização dos lideres dos três municípios inseridos na APA, para que eles realizem seminários, palestras e audiências públicas, a fim de viabilizar o diálogo junto a esses proprietários, na intenção de informá-los sobre a realização das obras, o que vai ser feito e como será feito. A APA está inserida em uma área de 18.556 hectares, onde existem várias propriedades particulares cujo levantamento é necessário.

A reunião ocorreu no auditório da Codevasf, em Penedo, e contou com a participação de representantes da Codevasf, Semarh, IMA, Conselho Gestor da APA, agentes de saúde, Iteral, prefeituras de Penedo, Piaçabuçu e Feliz Deserto, além das empresas formadoras do consórcio responsável pelas obras, Gama Engenharia e Pau Brasil Planejamento.