O regulamneto do Campeonato Paranaense deve sofrer alterações para a edição do próximo ano. Além disso, a Federação Paranaense de Futebol terá de tomar um cuidado extra para que no Estadual de 2014 não haja confrontos de datas com outras competições nacionais, dado ao fato de o Brasil sediar a Copa do Mundo.
Como o Estattuto do Torcedor determina que o regulamento deve ser mantido por pelo menos dois anos e já há previsão para alterações nas regras atuais do Paranaense, a FPF vai esperar por orientações da CBF para que possa montar a próxima edição do Estadual.
O atual regulamento gerou muito descontentamento para Atlético-PR e Coritiba que estão nas finais da competição. A dupla, e o Paraná, que no ano passado disputou a 1ª Divisão, foram os únicos clubes contrários às regras apresentadas pela Federação no arbitral que definiu o estadual de 2011 e 2012. O regulamento aprovado pelos times do interior, não previam saldo de gols nas partidas finais. Independentemente do resultado, se cada time vencesse um dos jogos, o campeão seria definido nos pênaltis.
Porém, como Atlético-PR e Coritiba empataram o primeiro jogo da finais, o time que vencer a partida neste domingo, às 16h (de Brasília), no Couto Pereira, fica com o título, um novo empate define o campeão na cobrança de pênaltis.