Taturana: deputados são citados como réus em ação de improbidade

10/05/2012 15:07 - Maceió
Por Redação

Atualizado às 18h31.

Os juízes Gustavo Souza Lima, Carlos Aley Santos Melo, Alexandre Machado, André Avancini e Manoel Cavalcante Neto, da comissão criada pelo Tribunal de Justiça para dar celeridade a ações de improbidade administrativa decidiram, ontem (09), incluir os deputados Edval Gaia Filho, Antônio Albuquerque, Nelito Gomes de Barros, Arthur Lira, Maurício Tavares e os ex-parlamentares Cícero Ferro e Cícero Amélio, atualmente conselheiro do Tribunal de Contas, como réus em uma ação sobre a fraude na folha de pagamento da Assembleia. As irregularidades na Folha 108, como ficou conhecida, vieram à tona depois que a Polícia Federal deflagrou a Operação Taturana, em dezembro de 2007.

A ação de improbidade foi impetrada pelo Ministério Público Estadual. Os acusados têm 30 dias para apresentar defesa e, após esse prazo, os juízes repassarão informações ao Ministério Público. A decisão dos magistrados em receberem a ação foi baseada na grande quantidade de indícios da participação dos deputados e ex-deputados no desvio de recursos dos cofres da Casa de Tavares Bastos. Com a ação recebida, o julgamento do processo da Taturana fica mais próximo de acontecer.

Os réus são citados na ação sob a acusação de incluírem de forma ilegal pessoas na folha de pagamento. Investigações da PF revelaram que parentes e amigos dos parlamentares e ex-parlamentares recebiam indevidamente dinheiro da Assembleia.

Se condenados, os parlamentares e ex-parlamentares poderão perder os direitos políticos por até 10 anos, pagar multa, e ressarcir o erário, entre outras penalidades.

Dados da Taturana

Desvio: mais de R$ 300 milhões dos cofres da Assembleia
Total de volumes do inquérito policial principal: 13
Total de apensos com seus volumes: 330
Número total de folhas do inquérito policial: 94.325
Total de laudos produzidos: 233
Total de pessoas ouvidas: 399
Total de pessoas indiciadas: 110, entre os quais um conselheiro do Tribunal de Contas, 15 deputados estaduais, 11 ex-deputados estaduais, um ex-deputado federal, dois prefeitos, três secretários municipais, cinco candidatos nas eleições de 2008, seis bancários, 30 funcionários da ALE e 10 familiares de políticos.
Carros apreendidos: 30



 


 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..