Secretário assina contrato com empresas habilitadas para o Qualifica Alagoas 2012

09/05/2012 14:04 - Brasil/Mundo
Por Redação
Image

Mais um marco para a qualificação profissional em Alagoas aconteceu na tarde desta quarta-feira (9). O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, Alberto Sextafeira recebeu na sede da pasta representantes das cinco empresas habilitadas para a execução do programa Qualifica Alagoas 2012, para as assinaturas dos contratos de prestação de serviços. Participam do processo as empresas Senai, Pestalozzi, Cooates, Pró-cidadania e Pró-Graça. A aula inaugural dos onze cursos cursos vai acontecer no dia 21 deste mês, no Senai Tabuleiro, localizado no distrito industrial José Aprígio Vilela. As aulas seguem até 31 de julho deste ano, com 25 turmas com 200 horas/aula cada.

“Esse é um momento muito importante para a secretaria, o governo e o estado como um todo. Estamos atendendo ao que almeja o programa Alagoas tem Pressa e as metas do governador Teotonio Vilela. Alagoas vive um novo momento, com a liberação de recursos próprios para qualificação profissional, jamais vista em outros governos. Estamos muito felizes de atender a essa demanda e contar com parceiros importantes no processo. Com os recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza, em breve estaremos atendendo a outros públicos e aumentando a oferta de cursos, com a credibilidade e competência de quem busca garantir a boa aplicação do dinheiro público”, assegurou o secretário.

Nessa primeira etapa de 2012 serão atendidos 500 jovens e adultos, de 17 a 50 anos, em situação de vulnerabilidade social e residentes nos bairros do Jacintinho, Ipioca, Vergel e Clima Bom e nos conjuntos Carminha e Selma Bandeira, considerados de elevada violência, além dos jovens em processo de recuperação do vício das drogas.

De acordo com a superintendente de Qualificação Profissional, Stella Albuquerque, a autorização do contrato das empresas foi publicada no Diário Oficial no dia 2 deste mês pela Procuradoria Geral do Estado em tempo recorde; o edital para o cadastramento das empresas foi publicado dia 16 de fevereiro, e os cadastros foram recebidos de 23 de fevereiro a 23 de março. Das sete empresas inscritas cinco atendiam às exigências do edital e receberam a aprovação do Conselho Estadual do Trabalho (CET) durante reunião extraordinária dia 17 de abril.

O Senai participa pela segunda vez do programa e nessa segunda etapa vai ofertar os cursos de pintor de obras, gesseiro e mestre de obras, com aulas nas instalações da instituição no Tabuleiro e no Poço. O diretor regional Marbem Montenegro Loureiro considera essa parceria de grande importância para o desenvolvimento do Estado no que compete a melhoria da qualidade de vida das pessoas com a conseqüente inserção no mercado de trabalho através da qualificação.

Já as empresas Pró-Cidadania e Cooates estão vindo do estado de Pernambuco e pela segunda vez também se habilitam para ofertar os cursos do Qualifica Alagoas. O responsável pela Pró-Cidadania Davi Soares afirmou durante a assinatura do contrato que está surpreso com a forma como o processo se deu na primeira etapa, o que fez com que a empresa se habilitasse para o novo processo. “Estamos em cinco estados e Alagoas está de parabéns pela forma competente e transparente com que executou a primeira etapa e estamos felizes em participar desse segundo momento”, garantiu.

Nesta etapa, o programa Qualifica Alagoas vai oferecer os cursos de Camareira e Recepcionista em Meios de Hospedagem, Guia Turístico, Técnica de Vendas, Armador de Ferro, Mestre de Obras, Gesseiro, Pintor de Obras, Cozinheiro Industrial, Pedreiro e Eletricista Industrial.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..