Projeto Jovem Amigo do Samu capacita 50 adolescentes

09/05/2012 06:20 - Maceió
Por Redação

Mais de cinquenta adolescentes com idades entre 14 e 17 anos participaram de capacitação sobre o funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Durante o encontro, nesta terça-feira (8), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Dom Adelmo Machado, no Prado, os jovens aprenderam a prestar os primeiros socorros e a importância de não se fazer trote.
Um dos jovens presentes na capacitação, Ítalo Soares dos Santos, 17 anos, disse o quanto foi proveitoso participar do evento. “Em qualquer lugar que estejamos, podemos colocar em prática o que foi discutido na capacitação, ou seja, prestar os primeiros socorros ao colega ou a um familiar. Foi muito bom participar”, afirmou.

O gerente do Samu Maceió, Carlos Adriano Silva dos Santos, ressaltou que a capacitação dos adolescentes em situação de alto grau de vulnerabilidade social é uma forma de os profissionais do Samu sensibilizarem a população em relação aos trotes, e também conscientizar os jovens, tornando-os multiplicadores das informações.

“Fico muito feliz em ter uma equipe do Samu fazendo o trabalho de conscientização com os jovens dos bairros”, disse a coordenadora do Cras Dom Adelmo Machado, Djane Araújo Pacheco, salientando que as informações de prevenção de saúde são fundamentais para que a população seja uma parceira das instituições de Saúde.

De acordo com a assistente social do Samu, Ana Lúcia Tojal, a proposta do projeto é identificar os jovens com perfil para desenvolver o papel de interlocutores do Samu na comunidade; realizar treinamento com os jovens sobre primeiros socorros; confeccionar camisetas para identificação dos jovens que vão atuar no projeto; planejar e organizar ações na comunidade e conceder premiação aos jovens que se destacarem no desenvolvimento do projeto.

Participaram da capacitação os jovens do Cras dos bairros do Prado (Dom Adelmo Machado), do Vergel do Lago (Cacilda Sampaio) e da Organização Não Governamental (ONG) Mulungu. Da equipe do Samu, participaram a assistente social Maria Goreti Bastos e a enfermeira Ângela Goretti Costa.

CAPACITAÇÕES

No dia 16, a capacitação será no Cras Terezinha Normande, no bairro do Jacintinho; e no dia 31, será no Conjunto Residencial Village Campestre, na Vila Olímpica.

PROJETO

Os adolescentes fazem parte do Projeto Jovem Amigo do Samu, instituído com o objetivo de que os integrantes do ProJovem Adolescente atuem como multiplicadores de informação na comunidade, transformando-se em protagonista da campanha contra o trote, por meio de ações educativas nas comunidades. O projeto tem o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e da Secretaria Municipal de Assistência Social.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..