Sem conseguir entrar no Fórum, eleitores fecham a Fernandes Lima

09/05/2012 05:04 - Maceió
Por Redação
Image

Atualizada às 10:23

Quem deixou para fazer o recadastramento biométrico para o último dia, além de enfrentar uma fila de mais de 500 metros, enfrenta ainda o sol forte e muita confusão. Os eleitores que não conseguiram entrar no Fórum da Justiça Eleitoral, localizado na Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol, fecharam os dois sentidos da avenida. O Batalhão de Operações Especiais foi acionado e as vias foram liberadas.

Mais de quatro mil pessoas estão tentando regularizar a situação eleitoral, os funcionários e as máquinas estão trabalhando no limite máximo para atender os usuários. Agentes do Tático Integrado de Grupos de Resgate Especial (Tigre), Guarda Municipal, do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Rádiopatrulha, além de viaturas da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), estão de plantão no local. Mais de 50 policiais fazem a segurança no local.


Com o anúncio do fechamento dos portões do Fórum, os eleitores se revoltaram e fecharam as duas vias da Avenida Fernandes Lima. “Queremos garantir o nosso direito. Isso é um absurdo! Não tive como vir antes porque não podia faltar o trabalho”, disse a eleitora Livia Nunes.


O gerenciamento de crise foi acionado e negociou com os manifestantes. De acordo com o comandante do BOPE, Túlio, todos os homens estão à disposição para garantir a segurança da população. “Estamos aqui justamente para garantir a integridade física da população. Os funcionários já informaram que ninguém vai entrar, mas os eleitores continuam aqui amontoados”, afirmou.

De acordo com o juiz coordenador da Central de Atendimento ao Eleitoral, Carlos Cavalcanti, o horário do atendimento será até a meia noite. “Hoje o dia será mais tenso, porque nem todos serão atendidos. Estamos trabalhando no limite, tanto de funcionários, como das máquinas”, afirmou Cavalcanti.


Ainda segundo o juiz, os portões serão fechados e somentos os eleitores que estiverem na parte de dentro do Fórum poderão regularizar o título. "Todas as tropas estão a postos para qualquer eventualidade. Quem desobeder e fizer tumulto, irá responder por crime eleitoral", frisou Carlos Cavalcanti, ressaltando ainda que a média de hoje é atender 2.500 pessoas.

O estudante Marcelo Melo deixou para regularizar a situação no último dia. “Na verdade eu vim várias vezes e sempre estava cheio. Tentei fazer o agendamento pela internet e não consegui. Estou aqui na esperança de ser atendido”, afirmou.


Alguns funcionários estão comunicando de forma oficial que os eleitores que estiverem do lado de fora dos portões não poderão entrar no Fórum. "Estamos funcionando com a capacidade máxima. Muitos eleitores não trazem a documentação e infelizmente não podemos atender. Pedimos o reforço da Polícia para resguardar a integridade do eleitor, dos funcionários e do prédio", afirmou um dos funcionários.

Recadastramento

O recadastramento biométrico entrou em vigor em junho do ano passado com o prazo final até o dia 16 de dezembro. Como houve muita confusão e a maioria dos eleitores não conseguiram regularizar a situação eleitoral, um novo prazo foi dado, sendo até esta quarta-feira (9) até a meia noite.

Durante vários dias, os eleitores fecharam a Avenida Fernandes Lima, em frente ao Fórum, para garantir que todos fossem atendidos e que o prazo fosse estendido.

A retirada do título de eleitor é obrigatória para maiores de 18 anos que ainda não tenham cadastro eleitoral e facultativo para os maiores de 16 anos. É preciso levar carteira de identidade, certificado de quitação com o serviço militar (para homens com mais de 18 anos) e comprovante de residência.

Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..