A Eletrobrás Distribuição Alagoas intensificou, na manhã desta quarta-feira (9), em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE) uma campanha de combate massificante contra o furto de energia em residências, estabelecimentos comerciais, indústrias e prédios públicos.

Atualmente, a Eletrobrás fornece energia para 925 mil consumidores em Alagoas, sendo eles 850 mil residências, o que representa 92% do total de energia que é comprada pela estatal e repassada ao consumidor alagoano.

De acordo com o presidente da Eletrobrás, Marcos Madureira, a campanha reforça a necessidade de combater um mal que pode afetar a própria população de uma forma geral.

“Combater agora para não ter de remediar mais à frente. Precisamos reduzir os números de perdas nos próximos anos. De 100% das unidades energéticas que repassamos, perdemos 20% e precisamos cortar isso. A intenção é reduzir esse número para 13% nos próximos três anos”, afirmou.

Madureira fez questão de reafirmar, que o consumidor que age de forma ilegal e furta energia, além de estar penalizando a população, está cometendo um crime previsto no código penal e que pode acarretar quatro anos de prisão.

Porém, o lado de punições e sanções para o infrator não compete a Eletrobrás, que terá um apoio fundamental do MPE e das polícias militar e civil. O procurador geral Eduardo Tavares, incorporou a campanha e prometeu atuar junto com a instituição no combate ao furto de energia.

“Vamos desencadear essa campanha que irá beneficiar a população. Precisamos agir em conjunto, órgão públicos, polícia, população e esses funcionários que aqui estão, para prevenir esse tipo de malefício”, disse.

O lançamento da campanha terminou com um café da manhã para funcionários e envolvidos na campanha e uma espécie de exposição dos veículos da Eletrobrás que irão fazer as diligências aos principais focos de furto de energia.