O delegado titular do 9º distrito policial da capital, Waldor Coimbra, irá notificar diretores, engenheiros e funcionários da empresa Sococo para prestem depoimento em relação a morte do operador, Adeilton Joaquim da Silva, 51 anos.Na manhã de ontem (8), ele foi vítima de um acidente nas instalações interna da firma.
De acordo com o chefe de serviço do 9ºDP, TemildoDuarte das Trevas, o “Peu”, os funcionários serão notificados até a próxima sexta-feira (11) e serão ouvidos, no primeiro momento, como declarantes. “Estamos apurando todas as possibilidades. Esse é o nosso papel como agente de polícia. Neste momento, não podemos realizar qualquer juízo de valor, já que dependemos do laudo do Instituto de Criminalística”, explicou.
O Chefe de Serviço garantiu que após o delegado ouvir todos os notificados, as declarações serão confrontadas com o laudo pericial apresentado pelo IC. “Diante das informações que obtivermos, podemos indiciar algum diretor ou engenheiro. Mas, qualquer medida só será realizada ao final das investigações”, frisou.
O acidente
Na manhã de ontem (8), um funcionário da Indústria Sococo morreu após uma “explosão” na máquina de “Autoclave”, que serve para esterilização do coco, principal produto da empresa que exporta para todo o Brasil. Adeilton Joaquim da Silva, 51 anos, foi atingido na cabeça e veio a falecer instantaneamente.
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a socorrer Adeilton, mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local. De acordo com o cunhado dele, que preferiu não se identificar, Adeilton trabalhava na empresa há mais de 12 anos.
Coletiva
Em entrevista coletiva, o presidente da empresa Emerson Tenório, e o engenheiro de manutenção David Passos, informaram que são realizadas manutenções constantes. E que em 40 anos de empresa, esse foi o primeiro acidente fatal. Perícias começaram a ser feitas e os motivos reais serão analisados.
Sobre uma possível falha humana ou da máquina, o presidente não confirmou, mas também não descartou essa possibilidade. “Eu não posso afirmar que foi falha da máquina, como também que foi falha do funcionário. Mas, existem essas possibilidades, tudo será analisado e confirmado posteriormente”, finalizou.