O jovem de 17 anos com epilepsia, de Cássia dos Coqueiros (SP), que há seis anos espera um leito para internação, está consciente e em observação, confirmou ao G1 nesta terça-feira (8) a assessoria de imprensa do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (SP).
Desde o início da semana, o adolescente com problemas mentais foi encaminhado para a unidade de emergência do HC, após ficar provisoriamente no hospital de sua cidade, que não possui Centro de Atenção Psicossocial (Caps).
Uma das seis vagas do HC destinadas à atenção de pacientes com epilepsia é temporária - o tempo de permanência está indefinido. Os leitos do HC Campus voltados para pacientes com epilepsia – também provisórios - estão todos ocupados, de acordo com o hospital. A unidade alegou que acompanha o jovem de Cássia dos Coqueiros desde 1999. “É um caso avaliado periodicamente”, informou.
Desde 2006, quando os sintomas ficaram mais evidentes, a família do adolescente busca por um leito que propicie tratamento adequado. Sem apoio médico, o comportamento dele é fora de controle, por conta das desordens neurológicas manifestadas desde quando tinha 2 anos.
Em nota, o Departamento Regional de Saúde de Ribeirão Preto, que cuida da regulação de leitos na região, informou que o futuro do jovem depende das avaliações em andamento. “O paciente ainda passa por avaliação e seu destino depende somente após novo diagnóstico médico poderá receber a prescrição de um novo tratamento ou encaminhamento para internação”.