A quebra de braço política entre os governos de Pernambuco e da Bahia levou a presidenta Dilma Rousseff a nomear um novo nome para ocupar a Presidência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). Para substituir o penedense Guilherme Gonçalves, assumiu o engenheiro civil Elmo Vaz Bastos de Matos.

A nomeação do baiano foi publicada na sexta-feira, 04 de maio, no Diário Oficial da União (DOU). Ainda na edição que trouxe a publicação da nomeação do novo presidente do órgão, foram também nomeados José Augusto de Carvalho Gonçalves Nunes para exercer o cargo de diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas, e do ex-presidente Guilherme Almeida Gonçalves de Oliveira que assume a partir de agora como diretor da Área de Desenvolvimento.

Novo Presidente

Elmo Vaz Bastos de Matos é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia, com MBA em Saneamento Ambiental (FGV) e especialização nas áreas de Gestão Integrada de Águas e Resíduos na Cidade e em Metodologia do Ensino Superior. Exerceu o cargo de superintende de Operações da Região Norte da Bahia na Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa), além de funções gerenciais na empresa. Desde 2010, exercia o cargo de diretor geral da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab).