Foi iniciada no último sábado (05), com a realização do Dia D de mobilização, a Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus influenza - causador a gripe. Nas próximas duas semanas, a aplicação de vacinas, nas unidades de saúde e nos postos permanentes instalados no Maceió Shopping e no Shopping Pátio Maceió vai prosseguir, no horário das 11h às 22h. Os hipermercados G Barbosa (Praia e Serraria) e Hiper Bompreço da Gruta, também estarão prestando o serviço à população, no horário das 9h às 21h.

“Estaremos trabalhando de forma efetiva junto às unidades para atingir a meta de 80% da população definida pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de garantir essa medida de prevenção para mais de 130 mil pessoas em Maceió”, afirma a coordenadora da Imunização no município, Leidyjane Barbosa.

A ação do sábado teve abertura oficial na Unidade de Saúde Maria da Conceição Fonseca Paranhos, localizada no bairro de Jacarecica, reunindo, além da coordenadora do PNI municipal, o secretário adjunto da SMS, Ednaldo Vasconcelos; a enfermeira Juliana Nunes, representando a coordenadora do PNI estadual, Denise Castro; o diretor de Vigilância em Saúde, José Heriberto Teixeira; o chefe de gabinete da SMS, José Francisco Alves da Silva; e o coordenador da Visa Maceió, Geovane Pacífico, além das diretoras médica – Sheila Cavalcante – e administrativa – Arçã Domingos.

A pensionista Maria José Ferreira dos Santos, integrante do grupo de idosos Doce Vida, do bairro do Riacho Doce, fez questão de receber a primeira dose aplicada na Unidade, após a apresentação que seu grupo fez, do folguedo Ciranda de Trupé. Ela garantiu ficar atenta à data de início da campanha todos os anos para não correr risco com uma gripe mais forte.

Além de continuar a disponibilizar a vacina nas unidades de saúde e nos postos fixos até o dia 25 deste mês, a Secretaria Municipal de Saúde também vem atendendo a inúmeras solicitações de aplicação de vacinas em domicílio, promovendo a imunização de idosos que se encontram acamados e, portanto, impossibilitados de se locomoverem até um posto de vacinação. O agendamento dessas visitas pode ser feito pelo telefone 3315-5221, das 8h às 14h.

Contraindicações – A única contraindicação à aplicação da vacina é para pessoas com alergia à proteína do ovo ou que apresentaram reações severas a doses anteriores. Pessoas que apresentarem doenças agudas febris moderadas ou graves no momento da vacinação devem aguardar o quadro melhorar, para evitar que as manifestações clínicas da doença sejam associadas à vacina como uma reação adversa. Em caso de dúvida, um médico deverá ser consultado.