“Acidentes não são julgados pelo dia-a-dia, mas pelas regras de trânsito”, começou a agente de educação no trânsito do Detran, Ana Amélia Buarque, na palestra desta segunda-feira (7), direcionada aos motoristas da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec).

Slides com as principais avenidas de Maceió foram apresentados para ilustrar como se comportar com segurança e regras preferenciais nas vias pelas quais os motoristas transitam todos os dias. “Eu tinha muitos anos de estrada e nunca tive um curso desses”, comenta o colaborador do Itec, Paulo Freire.

A palestra educativa é uma das ações mais importantes para evitar acidentes, visto que os dados do Detran apontam que 90% dos acidentes são causados por falha humana. “Promovemos esta palestra para que vocês parassem um pouco a rotina para refletir sobre este trabalho que é tão importante, e que envolve um bem maior que é a vida”, declarou a gestora de Recursos Humanos do Itec, Betânia Albuquerque.

Mesmo com anos de experiência, a convivência com o trânsito acaba por contaminar o conhecimento. Muitas ações que são comumente utilizadas nem sempre são corretas. “Às vezes o motorista precisa e muito do conhecimento no trânsito, mesmo com anos de experiência. Onde houve infração, há a imprudência”, completou a agente Ana Amélia.

Com espírito de renovação, os motoristas aplaudiram a palestra e parabenizaram a iniciativa. “Aprendemos muita coisa que estávamos esquecidos como a preferência em cada via”, completou o motorista do Itec, Carlos Muritiba.