Uma casa tem sido motivo de briga entre dois irmãos há mais de dez anos no Bairro Icaraí em Divinópolis, no Centro-Oeste do estado. O caminhoneiro Nelson Gomes Maia mora no local há quase 40 anos e, segundo ele, a residência vizinha, que pertence ao irmão dele, o aposentado José Maia Sobrinho, virou um depósito de lixo, além de haver uma criação de porcos. Ainda de acordo com Nelson, o local tem atraído baratas, aranhas e ratos, além do mau cheiro.

Nelson disse que a Zoonoses da cidade já foi notificada, mas não resolveu o problema. “Os fiscais já foram à casa, notificaram, aplicaram multa, mas ele não pagou. Eu pago meus impostos e queria o cumprimento dos meus direitos. Além disso, essa situação está prejudicando a vizinhança e colocando a saúde de todos em risco”, disse o caminhoneiro.

Nelson contou ainda que cortou relacionamento com o irmão por causa do lixo e do chiqueiro no quintal. “Mesmo sendo meu irmão, seja quem for, não somos obrigados a tolerar mau cheiro nem as baratas e ratos. Já tivemos uma briga feia por causa disso. O chiqueiro incomoda até para almoçar, ele tem quatro porcos, galinhas, cachorros e muito lixo. Ele não mora na casa, ela serve simplismente para acumular lixo”.

O proprietário confirmou que já foi notificado e multado e que não irá retirar os animais. “Eu não vou tirar os meus porcos de lá e nem pagar a multa", afirmou José. Segundo Nelson, vários órgãos já foram procurados. "As autoridades não tomam providência, já procurei o Ibama, a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Saúde", contou. O G1 entrou em contato com esss órgãos para saber como irão proceder neste caso.