Aconteceu hoje (04), a inauguração de um Centro de Comercialização de Produtos da Economia Solidária no Mercado de Jaraguá. O evento foi realizado em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) e o Conselho Municipal de Economia Solidária (Cmes). A solenidade contou ainda com um pequeno lanche para os presentes.


O Secretário Adjunto da Semtabes, Geraldo Câmara, frisou em seu discurso a importância de motivar esse tipo de produção e elogiou a presença dos empreendedores no Porto de Maceió. Houve ainda breves falas do Secretário Municipal de Comunicação Social, Marcelo Firmino, e do Presidente da Cmes, Jairo Silva. Os dois juntamente com uma representante dos artesãos romperam o laço que cobria a localidade onde os artesãos irão fazer seu comércio.


Os empreendimentos poderão expor seus trabalhos em três espaços juntos, formando uma espécie de grande loja. Haverá um sistema de rodízio no qual integrantes de cada associação, cooperativa ou qualquer outro tipo de grupo produtivo fiquem responsáveis pela venda dos produtos. A Economia Solidária visa um meio de gerar renda exclusivamente democrático, sendo importante a participação de todos no processo.


Alguns dos artesãos são bastante experientes e já tem até Ateliê próprio. Augusto José é um deles, viu na internet os vários usos da madeira e começou a desenvolver seus trabalhos. ”Hoje eu faço esculturas, luminárias, retratos, tudo.” Contou ele, mostrando uma foto do Prefeito Cicero Almeira escupida em Madeira MDF.


O ponto fixo trará uma diversidade ainda maior para o Mercado de Jaraguá, que hoje possui ateliê de costura, papelaria, lan house, mercearias e diversos restaurantes. O fluxo de pessoas subirá trazendo benefícios coletivos. “Teremos aqui um local onde o turista poderá conhecer um pouco mais da cultura Alagoana, além do movimento aumentar, o povo usará outros serviços”. Afirmou o administrador do Mercado de Jaraguá, Ronaldo Oliveira.


Inicialmente será comercializado artesanato nas suas mais diferentes formas, em madeira, palha, canos entre outros. Será possível também encontrar muitas peças de roupa e moda feitas a partir do Filé, bonecas, chaveiros , panos de prato e objetos de decoração. A variedade de artigos é bem grande.