O qualifying disputado nesta SEXTA-FEIRA (04.05) nas areias da Praia da Pajuçara, em Maceió (AL), deu o saque inicial para a terceira etapa do Circuito Estadual Regional Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012. Após a realização de 11 partidas, quatro duplas em cada naipe garantiram as últimas vagas na fase principal da competição, que tem início neste SÁBADO (05.05), com entrada gratuita.
No qualifying masculino, a primeira vaga ficou com os sergipanos Salo e Dleon, que superaram os alagoanos Thiago e Levi por 2 a 0 (21/18 e 21/14). Na sequência, os paraibanos João Paulo e Leandro avançaram com a vitória em dois sets (21/16 e 21/13) diante de Artur/Raul (SE). As outras duas duplas classificadas foram Tiago/Ramon (BA/RJ), que bateu Gugu/Lucas (SE) por 2 a 0 (21/6 e 21/8), e Klaus/Léo Vieira (PB/DF), que passou por Janiel/Luciano Bernadino (AL) com parciais de 21/13 e 21/11.
As duplas classificadas se juntam a Ícaro/Jô (PB), Yuri/Bernardo Lima (BA/CE), Lipe/Guto (CE/RJ), Gilmário/Márcio Gaudie (PB/RJ), Paulo Frank/Fabiano (BA/PE), Neto/James (AL), Jeferson/Igor (AL) e Matheus/Ramon (AL) na disputa pelo título.
No feminino, duas duplas passaram pelo qualifying sem precisar entrar em quadra: Rebeka/Mainá (PE/BA) e Fernanda/Natália Silveira (CE/RJ). As outras vagas ficaram com Bruna e Jéssica Cavalcante (AL), que superaram Ana Luiza/Eduarda (AL) por 2 a 0 (21/17 e 21/18), e Jaine e Jéssica (AL), que ganharam de Clevyane e Evan (AL) também em dois sets: 21/3 e 21/8.
Haissa/Thais (PR/RJ), Aline/Luciana (BA/CE), Naiana/Carolina Horta (CE), Sandressa/Juliana Simões (AL/PR), Polyana/Camila Sabatella (SE/BA), Alba/Rosimeire Lima (BA/AL), Neide/Rebecca (AL/CE) e Cida/Bruna (SE/PB) já tinham vaga assegurada na fase principal.
As doze duplas que disputarão o torneio principal em cada naipe serão divididas em quatro chaves, com três integrantes cada. Avançaram às oitavas as duas melhores parcerias de cada grupo.
A etapa alagoana é válida pelo Grupo 1 da competição e conta com atletas de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além de jogadores da categoria Sub-23 de outras regiões do país.