O corregedor geral do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), desembargador James Magalhães, se pronunciou sobre a visita que realizou ao sistema prisional e confirmou que estará enviando ainda hoje, sexta-feira (4), um relatório sobre a atual situação dos presídios em Alagoas, para o presidente do Superior Tribunal Federal (STF) e a corregedona nacional, ministra Eliana Calmon.
De acordo com o corregedor, as visitas nas instituições de segurança são feitas mensalmente, com a participação de membros do TJ e também da 16ª vara. Porém, a situação atual forçou a ida de James Magalhães ao sistema prisional para constatar a realidade da segurança pública do Estado.
“A minha presença foi solicitada nessa última visita, e como todos já sabem, o que se pode encontrar é uma barbárie, uma situação caótica, que não vem do atual governo, vem do passado mesmo e isso será relatado aos superiores”, afirmou Magalhães.
James Magalhães confirmou ainda, que a reunião realizada na última quinta-feira no Palácio do governo, sem a presença do governador Teotônio Vilela Filho, mas com o secretário de defesa social, Dário César e o superintendente do sistema prisional, coronel Carlos Luna, definiu alguns pontos que devem ser mudados nos presídios.
Porém, todas essas alterações ainda dependem de planos e projetos que estão sendo avaliados pelo governo, assim como a resposta dos órgãos superiores, casos do Superior Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que irá avaliar e definir como irá atender as solicitações do governo estadual.
O corregedor afirmou que o relatório apontando as falhas do sistema prisional será enviado ainda hoje, em último caso no início da próxima semana.