Comunidades, pais e alunos da Escola Municipal Natalina Costa, no Salvador Lyra, participaram na última sexta-feira (27), durante todo o dia, de palestras sobre a saúde da mulher. No evento – que contou com a presença de vários profissionais da saúde – foram distribuídos panfletos educativos, alertando aos presentes quanto a importância de cuidar de seu próprio bem-estar.
Foram debatidos temas atuais que envolvem a saúde feminina como o câncer de mama, câncer de colo de útero, como também temas como a dengue. A coordenadora da escola, Clarisse Viviane da Silva Mendonça, explicou que a dengue foi incluída no roteiro devido ao aumento de número de casos da doença na cidade.
Segundo a coordenadora, o evento faz parte de um conjunto de ações que envolvem a direção escolar, o serviço social e coordenação pedagógica, visando inserir na comunidade, bem como no ambiente escolar, ações sociais de saúde, prevenção, educação e informação.
“A saúde da mulher foi o foco desse evento, mas temos também a preocupação de esclarecer a população como se prevenir da proliferação do mosquito e alertar sobre os sintomas da doença, já que a prevenção é a única arma contra a dengue”, destacou Viviane.
A assistente social da escola, Blenda Omena, disse que desenvolve há três anos um projeto de educação e saúde em parceria com a unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) Galba Novaes. Segundo ela, dentre os serviços promovidos, existe um projeto de saúde bucal que atende por semana, em média, cinco alunos da escola.
“É um trabalho preventivo, que é feito com palestras, escovações e aplicação de flúor”, ressaltou Blenda, argumentando que é importante a integração entre as políticas públicas para garantir a cidadania dos alunos das escolas públicas.