A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) homenageou, nesta quarta-feira (2), estudantes e professores da rede pública estadual que se destacaram em atividades voltadas ao ensino e ao esporte.
Participaram da homenagem as alunas Gleysse Taynar Gomes, Mikaelle Arielle de Lima e a professora Nadja Alves, da Escola Izaura Antônia Lisboa, de Arapiraca, que tiveram a pesquisa sobre extração de corantes do jenipapo selecionada para o Fórum Científico Juvenil de Londres; os estudantes Luan Celi Gonçalves e Beth Sâmara da Silva e a professora Niedja Balbino, da Escola Estadual Romeu Avelar, que também prosseguem para a capital britânica e representarão Alagoas nos Jogos Olímpicos.
Também estiveram presentes à solenidade o estudante Indiana Jhones dos Santos, medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), e professor dele, Djalma Felix Nascimento; Johnny Gomes, aluno da Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, de Lagoa da Canoa, premiado com o terceiro lugar na categoria Diário de Bordo da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) da Universidade de São Paulo (USP); o professor Adriano Aubert, coordenador do Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), no Cepa, e a estudante Thaciane Costa, que representou a rede pública estadual no Programa Jovens Embaixadores.
Exemplo
Na ocasião, o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Adriano Soares, presenteou os alunos com agasalhos e tênis, além de placas em homenagem ao exemplo positivo dos educadores e estudantes na educação pública. “A secretaria homenageia o merecido esforço de professores e estudantes que demonstraram dedicação ao ensino e à aprendizagem na escola pública. A secretaria espera que a experiência vitoriosa sirva de exemplo e estimule todos que fazem a educação no nosso Estado para provar que é possível sim uma educação de qualidade em Alagoas”, afirmou o titular da pasta.
O professor Adriano Aubert destacou a importância da homenagem do Estado como uma forma de incentivo às praticas educacionais desenvolvidas em Alagoas. “É a primeira vez que recebo uma homenagem e estou mais feliz ainda com a notícia de que o observatório terá o apoio da SEE e passará por uma reforma de ampliação que garantirá a triplicação do número de visitantes”, relatou Aubert.
A professora Nadja Alves, que desenvolve atualmente oito projetos de pesquisa com alunos de escolas públicas, acredita que o incentivo do Estado irá proporcionar o avanço nas pesquisas. “Recebemos com muito entusiasmo a notícia de melhorias na estrutura dos laboratórios de pesquisa. Teremos a oportunidade de ampliar as nossas pesquisas premiadas e outras que estamos desenvolvendo”, complementa a professora.
Já o estudante Indiana Jhones, que recebeu mais uma homenagem do Governo do Estado, se prepara para ingressar em um Programa de Iniciação Cientifica da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). “Estou muito feliz com as oportunidades que estão surgindo, como cursos e experiência como monitor na escola onde estudei. Já estou estudando também para participar de uma nova edição da Olimpíadas de Matemática”, contou o estudante que, atualmente, cursa o 1º ano do Ensino Médio da Escola Djalma Barros Siqueira, em Coruripe.

Maceió