O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Maceió vem dando seguimento à sua programação anual de atividades. Perseguindo metas, iniciou a realização de cursos de capacitação direcionados aos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o primeiro na Unidade de Saúde João Moreira, onde foi aplicado um questionário com o intuito de avaliar a situação emocional dos servidores, mediante diagnóstico vinculado ao estresse.

A relação do primeiro módulo de 2012, vinculado à temática "Trabalhando o estresse do trabalhador", segue com a programação focada no planejamento interno realizado com toda equipe de trabalho do Cerest, em especial com o setor de Psicologia. Para iniciar cada curso de capacitação – realizado em parceria com a Faculdade Integrada Tiradentes (FITS) – a coordenadora do Cerest, Denise Moreira, teve várias reuniões com o coordenador da área em Psicologia Organizacional da instituição, Gabriel Anderson, onde ficou definido que os acadêmicos serão acompanhados pela psicóloga do trabalho do Cerest, Erivânia Ferreira.

Foi estabelecido também que o curso terá carga horária de três horas - das 9h às 12h. Ao finalizar a capacitação com os servidores das unidades, será obrigatória para os acadêmicos a entrega de relatórios sobre a ação, condição para o recebimento do documento comprobatório do exercício profissional.

O cronograma definido pelo Cerest para a temática "Trabalhando o estresse do trabalhador" terá a seguinte programação: Unidade de Saúde (US) João Moreira; US Galba Novaes; US Village Campestre II; US Sérgio Quintella; US Tereza Barbosa; US Ouro Preto; US Rosane Collor; US Dr. Pimentel Amorim; US Ib Gatto Falcão; US Dr. João Macário; e US Djalma Loureiro.

“O Cerest está capacitando os servidores da Saúde para um melhor atendimento ao usuário, trabalhando em prol de seus trabalhadores e respaldando o Sistema SMS”, diz Denise Moreira.