A comissão para analisar a lista dos camelôs fornecida pelo Ministério Público teve na última Sexta-Feira (27) sua terceira reunião. Camelôs estes que hoje vendem seus artigos próximos a Praça dos Palmares e no Centro Comercial.

O grupo é formado por um representante da Superintendência Municipal de controle do Convívio Urbano (SMCCU), um representante da Associação dos Camelôs e três da Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes).

O objetivo dos integrantes é estabelecer critérios para definir quais camelôs terão acesso ao shopping popular. A lista nova, feita após diversas observações, está sendo construída e não tem data prevista para divulgação, mas brevemente será publicada no Diário Oficial do município.

Através de sorteio, cada novo proprietário ficará com seu respectivo espaço. Os que têm “filiais”, por exemplo, esposa e filho no calçadão e marido na Praça dos Palmares, não ganharão três bancas. Esse é um dos motivos da Comissão se aprofundar nos mais diversos casos.

O shopping popular contará com 425 espaços, além de praça de alimentação, escada rolante e elevador. Um grande empreendimento para melhorar as condições de trabalho dos camelôs.

A estimativa é que haja pouco mais de 600 comerciantes informais no calçadão e Praça dos Palmares, sendo os da segunda localidade prioritários na transferência. Caso ocorra sobra de bancas, os próximos a ocupar serão o que se encontram no calçadão.