Sol, música e muita animação. Este foi o clima para a realização do 2º Passeio Ciclístico Interquartéis, realizado neste domingo, 29, pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), em parceria com a Associação Alagoana de Ciclismo (AAC), e com o patrocínio da Faculdade Integrada Tiradentes (FITS).
Com o objetivo de promover a atividade física, cerca de 150 ciclistas iniciaram o percurso do Grupamento de Salvamento Aquático, no Pontal, até chegarem aos seus destinos: o 1º Grupamento de Bombeiro Militar, no Tabuleiro dos Martins: um total de 35 quilômetros. Sempre com bastante água para evitar a desidratação motivada pelo forte calor.
O passeio contou com o apoio da SMTT, e de quatro motossocorristas, que acompanharam todo o percurso. Além de caminhões de combate a incêndio e unidades de resgate que ficaram em pontos estratégicos, prontos para serem acionados em caso de alguma emergência.
Para Carlos Alberto, presidente da AAC, além da prática saudável, o passeio serve para mostrar aos motoristas que o ciclista precisa ser respeitado nas ruas. “Precisamos criar o hábito de respeito mútuo no trânsito para evitar este caos atual onde ninguém respeita ninguém”, declarou.
Durante o passeio na orla marítima, olhares curiosos de transeuntes observavam o “trem da alegria”. Puxado pelo alto astral da capitã Viviane Suzuki, o trem era um convite aos transeuntes substituírem seus olhares curiosos por sorrisos e disposição para acompanhar o passeio ciclístico. “Vamos lá pessoal, vamos deixar a preguiça de lado. Pegue a bicicleta e acompanhe nosso passeio!”, dizia a capitã em cima da Auto Operacional-06 equipada com sistema de som.
Para a jovem Kelly Palmeira, estudante que curtia o sol na Ponta Verde, “é muito interessante este tipo de ação porque busca uma melhor educação no trânsito de Maceió”, disse.
Ao final do percurso, foram disponibilizadas frutas e bastante água para recuperação de energia dos ciclistas.
Para o tenente coronel Paulo Marques, chefe da Assessoria de Comunicação do CBMAL que representou o Comando Geral no evento, a prática da pedalada é importante para quem pretende começar ou voltar a realizar alguma atividade física: “não precisa ser um atleta profissional para cuidar do corpo. A prática da pedalada é um ótimo início para as pessoas que querem cuidar da saúde”, declarou.
O tenente coronel ainda revelou boas notícias para quem é ciclista. A Corporação está com um projeto de ampliar o passeio ciclístico para ser realizado a cada dois meses, sendo um evento fixo no calendário da Corporação. Além de estudar a possibilidade de realizar dois passeios mais longos: um de Maceió a Maragogi e outro de Maceió a Penedo, ambos com aproximadamente 150 quilômetros.