As inscrições de policiais civis inativos para preenchimento de vagas em cargos comissionados com atuação em atividades administrativas permanecem abertas. Os interessados devem procurar a sede da Delegacia Geral, no bairro de Jacarecica.

A contratação dos inativos resulta de Lei sancionada pelo governador Teotonio Vilela Filho que visa colocar em serviço operacional os policiais da ativa e que atualmente trabalham em guardas de patrimônio e em serviços administrativos.

A contratação é por um período de um ano, prorrogável por mais um, para atuação exclusiva em atividades administrativas como recepção, telefonia e rádio comunicação. Eles também farão segurança patrimonial, atualmente feita por policiais do serviço ativo.

Os inativos devem fazer, de forma voluntária, inscrição para preenchimento das vagas e passarão por uma seleção onde serão analisados quanto à conduta durante o serviço ativo, se há processos contra eles, as condições de saúde e as aptidões para as vagas.

No ato de inscrição, o interessado deve apresentar certidões negativas estadual e federal, cópia da identidade funcional e preencher requerimento.

A remuneração é no valor de 700 reais como comissão aos policiais inativos e a nomeação dos indicados será simultânea à transferências dos servidores da ativa para as atividades-fim.