Cansado de ver Valdivia no departamento médico, o Palmeiras decidiu fazer um exame mais específico para tentar desvendar o problema do chileno e descobriu que o jogador não tem uma musculatura ideal para atleta. Mas pelo menos soube uma forma de tentar evitar que ele frequente tanto a sala dos médicos.
A biópsia mostrou que o meia tem um tipo de fibra muscular 2B, que não é apropriado para pessoas que praticam atividades físicas intensas. “Um atleta tem uma predominância do tipo fibra 1 (aeróbica). O Valdivia é forte e seus músculos são do tipo 2 (anaeróbica). Essa pode ser a razão para ele se contundir tanto. Só a biópsia permite descobrir isso”, explicou o médico Beny Schmidt, responsável pelo exame realizado no jogador.
Descoberto o problema, o próximo passo é fazer um tratamento para transformar a fibra 2B em 2A. Com isso, os músculos se tornam mais resistentes e aguentam mais o ritmo dos jogos. Entretanto, ainda não dá para assegurar que o jogador vai conseguir atuar duas vezes por semana, como faz a maioria dos jogadores. O responsável pelo tratamento será o fisiologista do Palmeiras, Paulo Zogaib.
“Acredito que o trabalho sendo bem feito ele fica em condições de atuar com mais frequência”, disse Schmidt, que foi um dos responsáveis pela criação do Reffis, centro de recuperação de atletas do São Paulo.
O tratamento que o chileno passará ainda é um mistério. O departamento médico evita falar no assunto, por enquanto, a pedido do jogador. O que todos garantem é que o meia está realmente com vontade de melhorar e corresponder à expectativa da torcida, diretoria e do técnico Felipão.
A dedicação do meia, ao contrário do ano passado, tem agradado à diretoria. “Ele está se mostrando um excelente profissional. Durante a pré-temporada ele foi muito focado e ajudou bastante no início do ano, mas infelizmente teve uma nova lesão. Mas nos mostrou que quer vencer quando se submeteu a uma bateria de exames para entender os motivos de tantas lesões”, disse o gerente de futebol, César Sampaio.
Ao contrário de tantas outras vezes, o moral de Valdivia com a torcida está longe da unanimidade e o jogador sentiu isso. Ele admitiu para pessoas no clube que fica chateado ao ver torcedores em jogos e pela internet ofendê-lo, ao falar que ele está de má vontade. Mas dando mais uma prova de maturidade, ele quer usar as críticas como fator motivacional. “Ele sabe que os torcedores perderam a paciência com essa situação e quer dar a volta por cima. Isso é bom para ele e para o clube”, completou Sampaio.
Além de voltar a jogar e conseguir fazer suas magias em campo, o chileno tem tentado reconquistar a confiança dos torcedores por intermédio do bom humor. Contra o Paraná, por exemplo, ele apareceu de bigode e seu novo visual acabou chamando muito a atenção.