A vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), Rachel Cabus, e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA), Augusto Galvão, reuniram-se nesta sexta-feira (28) com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Sebastião Costa Filho, para solicitar a cessão de espaço no Fórum do Barro Duro para instalação de um posto de treinamento em peticionamento eletrônico para advogados. Na oportunidade, Rachel Cabus pleiteou melhorias no Sistema de Atendimento ao Judiciário (SAJ), que está apresentado falhas na página eletrônica.

O desembargador Sebastião Costa Filho se mostrou favorável ao pleito, mas disse que vai encaminhar o pedido ao Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário (Funjuris) e à procuradoria do TJ/AL para avaliar a possibilidade de instalação do posto no Fórum, sem prejudicar a estrutura física do prédio.

Augusto Galvão garantiu que a CAA já tem garantidos os recursos financeiros para instalar o posto de inclusão digital para os advogados. O presidente da CAA disse ainda que a central de atendimento terá internet própria para facilitar o acesso do advogado aos e-mails. O posto de atendimento será de caráter provisório e funcionará por cerca de nove meses.

O juiz auxiliar Alexandre Lenine enalteceu a iniciativa da OAB/AL de instalar mais um ponto para capacitar os advogados a utilizar com mais segurança os sistemas eletrônicos da Justiça. “É de fundamental importância o papel da OAB de Alagoas nesse processo de virtualização com a realização dos treinamentos. Desde o início da implantação do processo digital, a OAB tem sido parceira”, disse.

Ainda durante a reunião, a vice-presidente Rachel Cabus teceu considerações acerca do tempo demandado pelo sistema virtual para que os advogados consigam inserir arquivos no sistema de virtualização processual já em funcionamento nas Varas de Família da Comarca da Capital.

"Os advogados precisam levar em consideração a velocidade da conexão à Internet que ele está utilizando no ambiente de trabalho. Se não houver velocidade adequada, é provável que o profissional sinta dificuldades durante o envio dos arquivos", esclareceu José Baptista, diretor-adjunto de Tecnologia da Informação do TJ.

Participaram da reunião, os diretores da CAA João Uchoa, Neide Correia Costa e Marcondes Aurélio, o secretário de informática sênior da OAB/AL, Pedro Rocha, e os integrantes da Diretoria de Informática (Diat) do TJ/AL, José Batista, Abelardo Braga e a Mariana Soares, da Softplan.

TREINAMENTO – A CAA já disponibiliza um posto de treinamento em peticionamento eletrônico na sede da OAB/AL, no Centro. Os interessados devem entrar em contato com a secretaria da Caixa de Assistência, pelo telefone 3231 6475, para agendar o treinamento, feito pelo técnico de informática da CAA, Alexandre Roosevelt.