O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) foi reconhecido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU). As instituições premiaram a secretaria pelo desempenho no Programa da Reconstrução, responsável pela reconstrução de 17.747 moradias em 19 municípios alagoanos atingidos pelas enchentes de 2010, com o Selo de Mérito 2012 na categoria de Grande Impacto Regional.
De acordo com a superintendente de Política Habitacional da Seinfra, Marisa Perez, o prestígio dos trabalhos contínuos é gratificante para toda a equipe responsável. “É impossível não se emocionar com essa premiação. Desde junho de 2010, nunca paramos de trabalhar para garantir a reconstrução das cidades, que ficaram completamente destruídas pelas enchentes. Houve momentos em que a gente até parou para pensar se seria possível aquela reconstrução. Mas foi, graças ao empenho de todos”, lembra Marisa Perez.
O Programa da Reconstrução conta com o comprometimento de vários órgãos dos governos estadual, federal e municipal. Para o secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, o Selo é uma recompensa aos servidores públicos responsáveis pelas obras da Reconstrução. “O maior prêmio de todos foi enxergar a esperança de volta nos rostos dos alagoanos atingidos por aquela tragédia. A gente viu alegria durante a inauguração de pontes e estradas e viu felicidade durante a entrega das casas. Tudo isso foi possível por causa do trabalho diuturno das equipes técnicas da Seinfra, do DER, da Casal e da Serveal. A premiação nacional é um reconhecimento ao trabalho desses servidores públicos, que merecem nossos parabéns”, avalia Marco Fireman.
Programa da Reconstrução
O Programa da Reconstrução entregou, em dezembro de 2011, 1.479 casas aos desabrigados pelas enchentes que estavam morando em barracas. Mais de mil moradias serão entregues até junho deste ano, dez mil até dezembro e cinco mil no primeiro semestre de 2013. As obras viárias do Programa, executadas através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), já estão 90% concluídas.
O Governo do Estado garantiu a isenção dessas casas por meio de Medida Provisória aprovada pela presidenta Dilma Rousseff, permitindo que as famílias que tiveram suas casas atingidas pelas chuvas não precisassem pagar por novas moradias.
As obras do Programa da Reconstrução impulsionam o setor da construção civil, gerando grande número de empregos diretos e indiretos, contribuindo para o desenvolvimento do Estado de Alagoas.