Termina no próximo sábado, ao meio dia, o prazo para os jornalistas alagoanos inscreverem trabalhos no Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental, promovido em parceria pela Abes-AL, Sindicato dos Jornalistas e a Brakem. Lançada em 27 de março, a edição 2012 vai premiar os autores das melhores reportagens sobre meio ambiente veiculadas entre abril de 2011 e abril de 2012, nas categorias Jornalismo Impresso-texto, Jornalismo Impresso-Imagem, Telejornalismo, Reportagem Cinematográfica, Webjornalismo e Estudante.
Diversos profissionais, dos mais variados meios de comunicação, já inscreveram seus trabalhos no Sindicato dos Jornalistas. Mas a expectativa é de que o movimento cresça substancialmente a partir desta quinta-feira, dia 26. Os organizadores do Prêmio esperam superar o número de profissionais e trabalhos inscritos em 2011, quando houve cerca de 70 jornalistas e 90 trabalhos. “O Prêmio, somado à preocupação da sociedade com a temática ambiental, tem gerado uma demanda forte de informações, abrindo cada vez mais espaços na imprensa para a pauta do meio ambiente e da sustentabilidade”, afirma Valdice Gomes, presidente do Sindjornal.
Passada a fase de inscrições, os trabalhos serão julgados por uma comissão especializada, composta por jornalistas e técnicos de Alagoas e de outros estados. O resultado final será conhecido no dia 16 de junho, durante uma solenidade festiva na casa de eventos Armazém Uzina. Os vencedores receberão troféus e dividirão R$ 37 mil em dinheiro, sendo contemplados 1º, 2º e 3º colocados de cada categoria.
Além de premiar as melhores reportagens dos jornalistas alagoanos na área do meio ambiente, o Prêmio Octávio Brandão 2012 quer se associar aos debates e esforços dos profissionais da imprensa para a conferência Rio+20, marcada para junho. Neste sentido, trará especialistas sobre o evento para palestra em Maceió, e sorteará duas passagens e hospedagens, entre os inscritos no Prêmio, para participarem da conferência.
A exemplo do Prêmio Braskem de Jornalismo, que no ano passado tornou-se evento neutro na emissão de carbono, o Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental também irá compensar os gases de efeito estufa e outros impactos gerados na sua realização. O projeto de neutralização está sendo elaborado pela empresa Eccaplan.

Maceió