Os diretores efetivos, gerais e adjuntos das escolas estaduais de Alagoas têm até a próxima terça-feira (2) para se inscrever no processo seletivo para o curso de especialização em Gestão Escolar, ofertado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE). As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do site da Copeve (www.copeve.ufal.br/sistema). A taxa de inscrição custa R$ 30 e deve ser paga até o próximo dia 3, por meio de boletos pagos exclusivamente em agências do Banco do Brasil.
Estão sendo disponibilizadas 155 vagas para a rede estadual e os candidatos serão selecionados mediante avaliação de títulos. A especialização é gratuita. Ministrado à distância, o curso é voltado à educação continuada de dirigentes da educação básica, em nível de pós-graduação lato sensu, com carga horária de 400 horas.

Técnica da Gerência de Formação da Secretaria de Estado da Educação, Alíbia Guimarães Rocha, enfatiza que as capacitações dos gestores das escolas contribuem e influenciam diretamente no aprendizado do aluno.

“É de suma importância que os diretores efetivos participem de cursos de qualificação como este. Representa um crescimento pessoal e, principalmente, profissional, já que os conteúdos abordados serão fundamentais para auxiliar no desempenho como diretor e no relacionamento com os alunos”, comenta a técnica.

Documentação exigida
Após o pagamento da inscrição, os interessados devem apresentar, entre os dias 2 e 4 de maio, no Centro de Educação da Ufal (Cedu/Ufal), a seguinte documentação para a avaliação de títulos: comprovantes de inscrição, cópias autenticadas dos documentos de identificação (carteira de identidade, CPF, comprovante das obrigações militares para homens, título de eleitor e comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral para brasileiros; Registro Nacional de Estrangeiros ou passaporte, CPF e visto de permanência para estrangeiros), cópia de comprovante de residência, cópia autenticada do diploma de conclusão de curso, curriculum lates contendo as atividades dos últimos 5 anos (assinado e encadernado), carta de anuência do empregador e outros documentos especificados de acordo com a exigência do curso.

Mais informações sobre o curso de especialização em Gestão Escolar estão disponibilizadas no edital, publicado no site da Copeve (www.copeve.ufal.br).