Nesta sexta-feira (27), a Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz) promove uma palestra de sensibilização para o projeto “Educação para a Paz” na Escola Petrônio Viana, no Conjunto Carminha, em Maceió. Voltado para o ensino e construção de uma cultura de não-violência entre as crianças, o evento contará com a presença do secretário Jardel Aderico e do idealizador do projeto, professor João Roberto Araújo.

O professor João Roberto Araújo, é Mestre em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), fundador e orientador do sistema de educação “Liga Pela Paz” e coordena programas de desenvolvimento de cultura de paz e não-violência em vários municípios brasileiros. Ele esteve presente durante toda a caravana, promovendo as palestras com a equipe da Sepaz.

Desde o começo de abril, a Diretoria de Educação para a Paz nas Escolas e na Família da Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz) está em uma caravana de sensibilização, visitando diversas cidades do interior de Alagoas para apresentar às comunidades escolares e autoridades locais o projeto “Educação para Paz”. Esta caravana chega ao fim, justamente, na Escola Petrônio Viana, que tem 500 alunos no ensino fundamental e fica num bairro onde a onda de violência predominou em 2011. Muitos casos de bullying também foram registrados.

Embora o município de Maceió não tenha aderido ao projeto para toda sua rede de ensino, as turmas de Educação Para Paz na Escola Petrônio Viana são de iniciativa integral da Sepaz. Com uma educação voltada para a cultura de paz, a escola já registrou mudanças no comportamento dos alunos e a diminuição dos índices de violência.

A sensibilização – o que é

As atividades de sensibilização consistem em apresentar os fundamentos da educação para paz e não-violência, o papel da escolas e das famílias na educação emocional das crianças e algumas reflexões para professores e pais. Estes temas traduzem o esforço do governo do Estado de Alagoas, através da Secretaria de Estado de Promoção da Paz, na construção de uma cultura de paz, em parceria com as secretarias municipais de educação.

O seminário de sensibilização, primeira parte deste processo, é aberto ao público. Seu foco principal são professores do ensino fundamental, funcionários da rede pública de ensino, pais dos alunos e lideranças comunitárias.

O programa Educação para Paz é executado desde 2010 em 16 municípios alagoanos. Este ano, após a Caravana de Sensibilização, a Sepaz passa a realizar o programa em 30 municípios, atingindo aproximadamente 3 mil alunos do 1º ao 4º ano do ensino fundamental. Só no Conjunto Carminha, este ano, 500 crianças estarão recebendo os conteúdos de educação para Paz, integrados à grade regular de ensino, com material didático específico.

Serviço

Encerramento da caravana de Sensibilização para o Projeto “Educação para Paz”
Local: Escola Petrônio Viana, Conjunto Carminha – Benedito Bentes – Maceió
Data: sexta-feira, 27 de abril de 2012
Horário: 8h
Sugestões de entrevistas: Jardel Aderico – Secretário de Estado de Promoção da Paz; João Roberto Araújo – Idealizador do projeto.