Reedição da obra “A Província”, de Tavares Bastos, é lançada em sessão solene

24/04/2012 07:00 - Política
Por Redação

A reedição do livro “A Província”, de Aureliano Cândido Tavares Bastos, foi lançada nesta quinta-feira, 19, em sessão solene no plenário da Assembleia Legislativa, comemoraando os 173 anos de nascimento do patrono do Parlamento alagoano.

O presidente da Casa, deputado Fernando Toledo (PSDB), disse que “pelo conteúdo da obra e pela dimensão do tema enfocado por seu autor, é justo reconhecer que não estamos aqui reunidos apenas para homenagear a memória de um vultoso alagoano”.

“O pensamento de Tavares Bastos sobre a descentralização do Poder e o fortalecimento das províncias, agora ofertado para as novas gerações, ajuda, na verdade, a compreender o momento da própria história brasileira”, ressaltou Toledo.

Participando da sessão solene, o vice-governador José Thomaz Nonô disse que a reedição “A província” vai se inserir como uma das grandes e positivas iniciativas do Parlamento alagoano. E sugeriu que o livro fosse distribuído nas escolas públicas e à sociedade de um modo geral. “Vamos fazer com que isso tenha, realmente, a maior difusão possível, para que essa Casa, bem cedo, possa abrigar, se já não abriga, outros Tavares Bastos”, disse Nonô.

Outro que também fez questão de se pronunciar a respeito da obra foi o seu prefaciador, o presidente da Academia Alagoana de Letras, Carlos Méro. Ele destacou que o gesto da Assembleia em reeditar “A província” dispensa qualquer palavra. “Porque ele é representativo por si só. Porque, afinal de contas, já dizia Tavares Bastos: ‘o importante não é que os homens prevaleçam, mas que prevaleçam e permaneçam as suas ideias’”, observou, acrescentando que o gesto de reeditar a obra de Tavares Bastos é um caminho que permite aos alagoanos reavivar as ideias que ele trouxe, construiu e propagou.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..