Presidente da Coopervan destaca avanço da Cooperativa no transporte complementar

24/04/2012 02:00 - Maceió
Por Redação

A Cooperativa de Transporte Intermunicipal de Passageiros de Alagoas (Coopervan) a cada dia tem conquistado avanços e melhorias. Com sede em Arapiraca, a organização conta atualmente com 700 cooperados, e atende a 80% dos municípios alagoanos com o transporte complementar.

A cooperativa foi fundada há seis anos, de lá pra cá, várias conquistas foram alcançadas, dando mais dinâmica e fortalecimento para o trabalho dos cooperados. Uma delas, é o abatimento de preço na compra de veículos e peças para a manutenção dos mesmos, para os membros da organização. “Através do cooperativismo conseguimos redução nos preços de pneus, pastilhas de freio, e ultimamente fechamos um acordo com um posto de combustível para pagarmos menos pelo combustível”, ressaltou Marcondes Prudente, presidente da Coopervan.

De acordo com o presidente, outro objetivo é aumentar o número de itinerários, para que mais empregos sejam gerados. Atualmente, o transporte complementar transporta todos os dias um grande número de pessoas do interior para a capital Maceió, e facilita a vida de moradores de municípios onde não existe circulação de ônibus. “Devido à falta de retorno financeiro, as empresas de ônibus não colocam linhas em alguns pequenos municípios. Nós do transporte complementar fazemos esses percursos e somos a solução para a população das pequenas cidades”, destacou.

Marcondes também falou sobre a nova sede que será construída, o que vai trazer mais tranquilidade e economia para a cooperativa, já que o atual prédio é alugado. Ele afirmou que o terreno já foi adquirido e em breve a construção será iniciada, e o mais importante, será toda custeada pela Coopervan.

Marcondes ainda apontou alguns números que deixam evidente a importância do transporte complementar. Segundo ele, no itinerário, Arapiraca-Palmeira dos Índios, existe um fluxo contínuo de veículos com saída a cada sete minutos. Ainda de acordo com o presidente, por dia mais de 20 mil pessoas chegam a Arapiraca por meio do transporte complementar, o que representa um ganho para a economia do município.

Segundo Marcondes, segurança é outro ponto defendido. “Todos os veículos da Coopervan são vistoriados e circulam obedecendo às exigências da Legislação de Trânsito. A cada mês, nossos veículos são vistoriados pela Cooperativa, não há problemas como do tipo pneus gastos e falhas no sistema de freios. Para maior segurança dos passageiros exigimos que todos os nossos condutores possuam a Carteira de Habilitação Categoria D e com autorização para o transporte remunerado”, explicou.

Sobre o apoio da OCB-AL à cooperativa, Marcondes é claro ao ressaltar a importância da parceria que já perdura por quatro anos. “A OCB tem ajudado muito a gente, seja com reuniões para discutir novas ações, ou com capacitações para os motoristas e cobradores, que são sempre bem-vindas e melhoram nosso trabalho”, completou.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..