Yelena Isinbayeva vai se aposentar. A melhor saltadora em altura do mundo, com a atual marca de 5,06m, deixará as competições pouco depois das Olimpíadas de Londres para realizar o sonho de ser mãe. O desejo de formar uma família foi um dos motivos da parada em 2009 e está apenas adiado.
- Nunca tive uma família, nunca fiquei grávida então pensei: "Talvez seja a hora de mudar alguma coisa". Mas hoje eu entendo que ainda é cedo. Depois do Mundial de Moscou, em 2013, gostaria de parar - disse Isinbayeva ao "SporTV News".
Há três anos, depois de errar todos os saltos na final do Mundial, em Berlim, e de um decepcionante quarto lugar no Mundial Indoor, em Doha, Yelena tomou a decisão surpreendente ao interromper a carreira. Para a dona de 26 recordes e primeira mulher a saltar mais de 5m, a sensação de uma grande queda foi difícil de superar.- Caí realmente fundo, me doeu muito. Mas essa queda me ajudou a perceber tudo que já conquistei, o que conquistei antes da queda, durante toda minha carreira. Eu funcionava como um programa de computador, como uma máquina, mas às vezes até as máquinas dão algum problema. E não sou uma máquina, sou um ser humano, e é claro que isso é normal. Precisava de um descanso.
Foi na pista do estádio Luis II, em Mônaco, onde ela treina atualmente, que a atleta se reencontrou com o sucesso. Na nova casa, ser uma das maiores atletas do mundo deixou de ser um peso e voltou a ser um prazer.
- Dedico minha vida 100% ao esporte, não divido minha vida com nada. Estou inteiramente aqui. Todo meu sacrifício do passado traz benefícios hoje. Eu moro em Mônaco, sou independente, sou bicampeã olímpica. É muito bom ser a melhor do mundo na sua categoria, no seu esporte. É um sentimento muito bom também ser uma estrela, mas ao mesmo tempo, isso é uma grande responsabilidade, porque todo mundo te olha e acompanha, particularmente as crianças. Para elas, nos tornamos automaticamente um exemplo a ser seguido, então temos que ter cuidado com nossas palavras, comportamento, tudo.
A nova Yelena Isinbayeva treina metodicamente para enfrentar sua maior rival nos Jogos, ela mesma. Quando a recordista mundial põe o sarrafo a 5,06m de altura, ela sabe que ninguém consegue chegar perto.
-Não quero estabelecer marcas, o céu é meu limite. Sério, não sei exatamente o quão alto eu posso saltar, mas com certeza mais do que 5,06m e mais do que 5,10m. Meu treinador diz isso e confio totalmente nele, não é só uma questão de tempo. Irei trabalhar para isso. Sei que posso saltar mais do que os 5,06m, e isso é importante para mim. Não me importo com minhas rivais, não me importo o quão alto elas saltam durante a temporada. Me mantenho focada porque para mim, sou mais importante do que as outras.
Entre suas maiores adversárias, está uma brasileira, Fabiana Murer que venceu a Liga Diamante quando Isinbayeva esteve parada. As duas se enfrentaram no mundial de Daegu, na Coreia, e a rival demonstra respeito e carinho pela brasileira.
- Fabiana Murer é uma forte rival, nunca desiste, briga ate o final. Em Londres ela estará super bem preparada, mas eu também estarei.