Juiz eleitoral diz o que pode ou não para os pré-candidatos

22/04/2012 03:45 - Política
Por Redação
Image

As eleições de outubro já começaram a movimentar o cenário político em Alagoas. Muitos pré-candidatos já fazem suas articulações, inclusive no interior do Estado e aproveitam para divulgar seus nomes, principalmente de forma implícita, por meio de adesivos que, a princípio, não estão vinculados à disputa eleitoral.

Em entrevista ao Cadaminuto, o juiz eleitoral Domingos Araújo Neto, explicou que teoricamente, antes das convenções partidárias, os pré-candidatos não podem vincular seus nomes a cargos públicos. No entanto, ele destacou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entende que os adesivos estão associados à auto-promoção.

“Quando não há menção ao cargo pleiteado nem o pedido de voto, a questão dos adesivos é considerada pelo TSE como auto-promoção. Há quem entenda assim, mas eu entendo diferente. Espalhar esses adesivos pode desequilibrar o pleito, acho que isso deve ser contido pelo judiciário”, destacou o magistrado.

Ele lembrou que os partidos têm até o dia 5 de julho para realizar as convenções e escolher os representantes que disputarão os cargos de prefeito e vereador. Domingos lembrou que a justiça eleitoral estará alerta para qualquer tentativa que vise burlar ou desequilibrar a campanha eleitoral.

“É papel da justiça eleitoral prezar pela transparência, igualdade e eficiência, tanto do processo que antecede as eleições, quanto no momento em que elas são realizadas”, enfatizou.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..