A área de infraestrutura tem sido uma das prioridades da atual administração. Desde 2005, a Prefeitura tem realizado altos investimentos na pavimentação de ruas, construção de viadutos e novas avenidas. Com isso, a cidade passou por uma grande transformação e vem ganhando ares de metrópole.

Com a assinatura da ordem de serviço para a construção da segunda etapa da via Leste-Oeste II, esta semana, a Prefeitura de Maceió iniciou, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), a abertura de mais uma via de acesso que vai minimizar os problemas de trânsito entre a parte alta e a parte baixa da cidade e favorecer o desenvolvimento na direção do litoral norte de Maceió.

Com a futura Avenida Josefa Holanda de Mello – nome já anunciado pelo prefeito Cícero Almeida em homenagem à família que doou parte do terreno para a construção da nova via –, o percurso já traçado pela recém-inaugurada Avenida Márcio Canuto, que vai da Rotary até a Juca Sampaio, no Barro Duro, terá prosseguimento até a Gustavo Paiva, em Cruz das Almas, facilitando o deslocamento à região das praias, de quem mora nos bairros da Gruta, Serraria, Tabuleiro e adjacências, e minimizando o fluxo de veículos na Fernandes Lima.

A obra também vai facilitar o acesso ao novo empreendimento que está sendo construído em Cruz das Almas – o Parque Shopping. Para o secretário municipal de Infraestrutura, Mosart Amaral, a perspectiva é que a obra impulsione o crescimento e a valorização imobiliária da região.

A nova avenida terá pista dupla, dois quilômetros de extensão, ciclovias e calçada para pedestres, nos mesmos padrões que têm sido adotados pela Prefeitura em todas as avenidas construídas ultimamente.

O projeto está orçado em R$ 6 milhões e será realizado em parceria com os grupos empresariais Multiplan e Aliansce, responsáveis pela construção do novo shopping.

“É mais uma obra que a Prefeitura de Maceió realiza em parceria com a iniciativa privada. Na construção da Avenida do Ouro Preto, ligando a Fernandes Lima à Via Expressa, tivemos o grupo Pão de Açúcar como parceiro”, lembrou Cícero Almeida.

Ele destacou, também, outros investimentos que estão sendo feitos no litoral norte de Maceió, como a interligação da orla de Cruz das Almas com a de Jacarecica – dando prosseguimento à revitalização da orla - e a Avenida Presidente Lula (Ecovia Norte), que vai ligar o Benedito Bentes ao bairro de Guaxuma.

Primeira etapa

Os mais recentes investimentos da Prefeitura têm sido exatamente no sentido de facilitar a vida de quem mora na parte alta da cidade, geralmente mais penalizada com o fluxo de trânsito que circula pelas avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro e pela Via Expressa. Esse é o sentido da Leste- Oeste II, cuja primeira etapa, a Avenida Márcio Canuto, foi inaugurada há um mês, pelo prefeito Cícero Almeida.

Com um total de 3km de extensão, 10,5 metros de largura, a avenida é dotada de dois passeios de 2,5 metros, dois jardins laterais de 2,5 metros e uma ciclovia com 3 metros de largura - dentro do padrão para o ciclismo bidirecional - e mudou totalmente a paisagem e o trânsito da região, entre as avenidas Rotary e Juca Sampaio, mudanças que já foram absorvidas pela população, já que foram realizadas com objetivo de garantir maior fluidez ao volume de carros e mais segurança ao pedestre.

Além da construção da avenida principal, também foram beneficiadas 20 ruas no entorno da Márcio Canuto, valorizando a área com serviços de drenagem e pavimentação. Nessas vias secundárias foi utilizado material retirado pelo método de fresagem em processos de recuperação do pavimento em outras áreas, o que proporcionou uma significativa redução nos custos.

O investimento total no projeto, incluindo a avenida principal e ruas no seu entorno, foi superior a R$ 11 milhões.