O Governo de Alagoas e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) reuniram representantes de 15 municípios alagoanos inscritos no Selo Unicef, nesta quinta-feira (19), para informá-los sobre fóruns comunitários, políticas públicas e ações em prol da criança e do adolescente.


A capacitação, que aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), integra as ações do Pacto Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido, do qual participam as secretarias estaduais de Assistência Social, da Mulher e Cidadania e da Saúde, além do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente, da ONG Tempo de Crescer e do próprio Unicef.


Articuladores do Pacto e representantes municipais ligados à defesa dos direitos da criança e do adolescente assistiram a palestras apresentadas por técnicos do Unicef, voltadas principalmente aos fóruns comunitários, que permitirão à população e ao poder público avaliar quadros sociais para indicar soluções.


Segundo a secretária de Estado adjunta da Assistência Social e representante do Pacto em Alagoas, Juliana Vergetti, capacitações são realizadas a cada dois ou três meses, em dois pólos. “Os municípios são capacitados sobre diversos temas que contribuem para a melhoria dos indicadores sociais e para o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente. Alguns deles recebem as instruções em Maceió, outros em Arapiraca. Ao todo, 42 municípios participam das ações do Pacto”, informou.