Assembleia lança nova edição de “A Província” para homenagear o seu patrono

18/04/2012 14:58 - Política
Por Redação

O próximo dia 20 de abril, sexta-feira, vai marcar a passagem dos 173 anos do nascimento de Aureliano Cândido Tavares Bastos, patrono da Assembleia Legislativa. Para registrar a data e homenagear seu ilustre patrono, o Poder Legislativo, em parceria com a Academia Alagoana de Letras, pretende lançar, na véspera, uma edição especial do livro “A Província – Estudo sobre a descentralização no Brasil”, originalmente publicado em 1870 pelo autor.

“A intenção do presidente da Casa é de realizar um ato de lançamento do livro na tarde do próximo dia 19, quinta-feira”, informou o jornalista Joaldo Cavalcante, coordenador de Comunicação do Legislativo, cuja equipe cuidou da nova editoração da publicação. “É um momento de relevante significado histórico, pelo que representa o pensamento do homenageado e pela raridade da obra, que não mais se encontrava à disposição como fonte de consulta”, justificou Cavalcante

“Tavares Bastos era fervoroso defensor da descentalização do poder, que ele compreendia como algo vital para a construção da justiça social. Eis a essência do pensamento desse valoroso alagoano”, afirma o presidente da Assembleia, deputado Fernando Toledo, ao justificar a atitude da Mesa Diretora de viabilizar uma tiragem especial de “A província” no mês de nascimento do patrono do Parlamento alagoano. “O extraordinário em seu pensamento é o aspecto contemporâneo, pois suas ideias, semeadas no século XIX, permanecem atuais”, completou.

Já o professor, escritor e advogado Carlos Méro, presidente da Academia Alagoana de Letras e autor do prefácio da edição comemorativa, lembra o fato de Tavares Bastos ter sido, por dois mandatos, deputado provincial por Alagoas, não se eximindo de expor seus pensamentos e “abrir os olhos dos que o escutavam para o risco do centralismo que sufocava a administração imperial”. Méro aponta “A Província” como a obra mais festejada do autor.

O livro, com 314 páginas, foi impresso na Imprensa Oficial Graciliano Ramos e deverá ser distribuído com instituições e bibliotecas públicas, a fim de proporcionar acesso aos que desejarem consultá-lo. Todo o pensamento de Tavares Bastos acerca da descentralização administrativa, ainda em pleno Brasil imperial, se desenvolve em três partes: a primeira, “centralização e Federação”; a segunda, “instituições provinciais”, e a terceira, “interesses provinciais”. No texto explicativo do livro, há o seguinte pensamento: “a grande questão que no Brasil se agita, resume-se na eterna luta da liberdade contra a força, do indivíduo contra o Estado”.

O patrono da Assembleia Legislativa nasceu em 20 de abril de 1839, na antiga cidade de Alagoas, hoje Marechal Deodoro. Abolicionista convicto, criminalista, escritor e deputado, ele deixou um ideário que ultrapassou os tempos. É extraordinária a profundidade de sua produção intelectual, apesar de ter tido tão pouco tempo de vida, pois faleceu em 1875, aos 36 anos, na cidade de Nice, na França. Além de “A Província”, Tavares Bastos deixou seis outras publicações.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..