A Superintendente de Esporte e Desporto Escolar, Vânia Quintela, que responde interinamente pela Secretaria Adjunta de Esportes, apresentou nesta terça feira, no Cepa, a nova formatação para os Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) de 2012. O anúncio foi feito durante reunião com coordenadores das 1ª, 13ª, 14ª e 15ª CREs, professores e coordenadores de esportes das escolas públicas e privadas.
A nova formatação do Jeal 2012, como explica Vânia Quintela, tem como finalidade melhorar o nível técnico das equipes e proporcionar melhores condições de competitividade entre as equipes de escolas públicas e privadas, da capital e do interior. “Nossa proposta é deixar o Jeal mais próximo do ideal, e fazer com que o nível de disputa seja ainda melhor entre os participantes”, avalia Vânia, que responde interinamente pela Secretaria-Adjunta de Esportes.
Lourival Rocha, diretor de Desporto Escolar, fez a apresentação das mudanças para os coordenadores e professores das escolas públicas e privadas e anunciou que na edição deste ano todas as modalidades vão fazer parte da etapa regional.
“Em 2012 as Coordenadorias de Ensino de Maceió e da região metropolitana vão ter que realizar disputas para definir os representantes para a etapa estadual, diferentemente da edição do Jeal de 2011, onde já tinha espaço definido”, afirma Lourival. Segundo ele, serão 16 equipes em diversas modalidades individuais e coletivas.
Para a edição dos Jogos Estudantis de Alagoas deste ano a coordenação decidiu que acontecerá em três fases. A primeira, etapa municipal; a segunda, etapa regional e a terceira, ocorrerá a etapa estadual. “Em 2011 as disputas eram feitas de forma separadas entre escolas públicas e privadas. Este ano, os confrontos serão de forma conjuntas entre as escolas das duas redes de ensino”, informa Lourival.
O Jeal 2012 a Fase Regional ocorrerá entre os dias 10 de maio a 11 de junho, nas 15 Coordenadorias Regionais de Ensino (CREs), e os jogos serão disputados nos municípios sede das CREs.
A Fase Estadual, como elaborou a coordenação do Jeal, será no período de 18 a 26 de julho, e vai definir os representantes de Alagoas nas Olimpíadas Escolares da etapa nacional. O Jeal 2012 terá o mesmo formato do ano passado, ou seja, primeiro são disputadas as modalidades individuais e, em seguida, as modalidades coletivas.
Este ano, os Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) têm duas novidades: Pela primeira vez acontecerá jogos de Volei de Praia e a inclusão da modalidade individual de badminton, esporte praticado com uma peteca e uma raquete.
Entre escolas públicas e privadas, o Jeal 2012 vai contar com a participação de aproximadamente 200 escolas, envolvendo cerca de 10 mil estudantes nas modalidade de futsal, atletismo, Judô, ciclismo, handebol, basquete, vôlei de praia, ginástica artística, tênis de mesa, taekwondo e xadrez.
O período de inscrição é de 30 abril a 07 de maio para a etapa Regional; 14, 15 e 19 junho (interior) para etapa Estadual e 20, 21 e 22 de junho (capital).
As partidas para a etapa Regional acontecem de 10 maio a 11 de junho; a etapa Estadual, de 18 a 26 de julho. Mais informações pelo fone (82) 3315-1986 ou pelo endereço eletrônico: [email protected] ou [email protected]
