O Conselho de Segurança da ONU condenou fortemente nesta segunda-feira (16) o recente lançamento mal sucedido de um foguete pela Coreia do Norte, em desacordo com resoluções do próprio conselho, e disse que pode tomar "medidas adicionais" caso haja outro lançamento ou um teste nuclear.

O conselho reprovou por unanimidade o lançamento, afirmando que ele é motivo de "graves preocupações de segurança" na Ásia.

O Conselho ordenou acrescentar novos pontos à lista de sanções tratada pela comissão, criada depois que a Coreia do Norte realizou testes deste tipo em 2006 e 2009, e também pediu que a comissão de sanções revise a lista de indivíduos e empresas que estão sujeitos a medidas internacionais.

O Conselho de Segurança afirmou que o lançamento do foguete, que se desintegrou imediatamente sobre o mar Amarelo, constituía uma "séria violação" das resoluções 1718 e 1874.

O organismo pede a Pyongyang que não realize lançamentos que "incluam tecnologia de míssil", suspenda "qualquer atividade relacionada com seu programa de mísseis balísticos" e respeite sua prometida "moratória de lançamento de mísseis".

"O Conselho de Segurança expressa sua decisão de empreender ações no caso de novos lançamentos ou testes nucleares pela República Democrática e Popular da Coreia", acrescenta.

As autoridades norte-coreanas admitiram que houje uma falha no lançamento de um foguete de longo alcance que iria colocar um satélite em órbita na sexta passada. EUA e Coreia do Sul haviam informado que o foguete caiu no Mar Amarelo poucos minutos depois do lançamento