‘Os talibãs querem mostrar que ainda têm controle de parte do Afeganistão’, diz professor

15/04/2012 16:24 - Brasil/Mundo
Por Redação

O Afeganistão foi vítima de uma onda de atentados terroristas neste domingo (15). Radicais talibãs lançaram uma das maiores séries de ataques dos últimos onze anos. Na capital Cabul, os alvos foram embaixadas, o quartel-general da Otan e o Parlamento, entre outros. Houve atentados em mais três cidades e pelo menos 19 militantes talibãs foram mortos e 26 ficaram feridos.

Segundo o professor de Relações Internacionais da FGV-RJ Maurício Santoro, os objetivos os talibãs são essencialmente políticos, já que atingiram o Parlamento e embaixadas: “Eles querem mostrar que ainda têm controle de parte do país, que não são uma força derrotada”.

“Os Talibãs estão tentando se reorganizar nos últimos 10 anos se aliando a outros grupos. E, quando conseguem realizar esses atentados, acabam ganhando a simpatia de outros”, explicou o professor.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..