A influência da cultura japonesa em nossas vidas vai além do aperfeiçoamento das técnicas agrícolas ou ainda da grande expansão da avicultura brasileira, com a chegada dos primeiros imigrantes. Na culinária, nos esportes, na cultura... o modo japonês de viver também influencia nos costumes brasileiros.

É justamente para divulgar o seu significado e apresentar os hábitos, costumes e a rica cultura japonesa que até o próximo dia 29, alagoanos e turistas podem conhecer um pouco das curiosidades desse país, visitando, de 10 até 22h, a Exposição Cultural Japonesa, instalada na praça de eventos do Maceió Shopping.

O evento é uma mostra de arte e cultura japonesa com exposição de peças originais do Japão como Kimonos, bonecos, espadas, capacetes. Já na entrada, a decoração, com leques e um buda gigante, convida o visitante a conferir os painéis com fotos alusivas à imigração japonesa no Brasil ou ainda, a participar das oficinas gratuitas de Ikebana, arte japonesa de produzir arranjos florais, incluindo, além das flores, caules, folhas e ramos, baseados em três pontos principais que simbolizam o céu, a terra e a humanidade.

Também serão realizadas oficinas de Mangá, histórias em quadrinhos feitas no estilo japonês; Shadô, forma tradicional japonesa de se beber chá, observando as regras fixas de etiqueta; e Sumiê é um tipo de pintura milenar oriental que utiliza tinta feita de fuligem de plantas e cola. Quem preferir, ainda há a opção de uma sessão de Shiatsu, um método terapêutico japonês, que une técnicas de massagem e pressão com os dedos.

Depois de conhecer a cultura japonesa, o visitante ainda pode levar para casa souveniers (lembranças) relacionadas ao Japão. Kimonos, bonsais (árvore em miniatura), massageadores... podem ser adquiridos nos stands que comercializam produtos típicos do país oriental.