A produção de alimentos saudáveis, sem agressão ao meio ambiente e sem uso de agrotóxicos será incentivada no município de Viçosa, a partir da instalação de 12 unidades de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais).

A ação faz parte de um projeto coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), que ao todo vai implantar 330 unidades em diversos municípios para beneficiar famílias de agricultores. Essa iniciativa também faz parte do projeto estruturante da Seagri no Programa Alagoas Tem Pressa.

“Ao mesmo tempo em que estimula a produção de alimentos livres de agrotóxicos, cultivados em harmonia com o ambiente, o Projeto Pais é uma forma de promover a geração de renda no campo. Atualmente, os alimentos livres de insumos químicos são muito bem aceitos no mercado, até com preços diferenciados”, comentou o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas.

“Competir com o grande produtor é impossível, mas não usar veneno nos alimentos é possível e passa a ser um diferencial no mercado agrícola. Temos a determinação do governador Teotonio Vilela de promover a inclusão produtiva para os pequenos agricultores, e o Programa Pais é uma alternativa viável para pequenas propriedades”, emendou o secretário.

As 12 famílias selecionadas para fazer parte do Pais, em Viçosa, vão receber kits com caixa d’água, carrinho de mão, mangueiras de irrigação, sementes e frangos ou galinhas. “A produção de hortaliças de ciclo curto é complementada pela criação de aves”, explicou a gestora do Projeto Pais pela Seagri, Larissa Marinho.

Além de equipamentos, as famílias recebem capacitação e assistência de técnicos da Seagri. A instalação das unidades Pais tem a parceria da Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Ações