Corregedor recebe relatório sobre irregularidades nos presídios

12/04/2012 12:12 - Maceió
Por Redação
Image


O Corregedor-Geral da Justiça, James Magalhães de Medeiros recebeu na manhã desta quinta-feira (12), o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas (Sindapen), Jarbas Sousa e o vice, Alan Leite para tratar de questões referentes ao sistema prisional. Eles entregaram ao Corregedor um relatório apontando supostas irregularidades nos presídios, como o desvio de funções.

O documento será analisado por Magalhães e anexado a outros relatórios sobre a situação dos presídios alagoanos para posteriormente, ser enviado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Também vou me reunir com o governador para avaliar e trabalhar soluções, ouvindo as categorias envolvidas, como os agentes penitenciários”, destacou o Corregedor.

Sousa levantou ainda, a discussão sobre o projeto que segundo ele, pretende privatizar o sistema prisional. “Querem construir dois presídios, cada um com capacidade para 600 presos. Seriam contratados tercerizados e os agentes concursados só trabalhariam na parte externa, mas a Sgap não fez nenhum tipo de levantamento. Se os crimes fossem elucidados no Estado seriam necessárias aproximadamente 9 mil vagas no sistema prisional”, disse.

Segundo o Sindapen, dos cerca de 1000 agentes concursados, apenas 400 atuam no sistema prisional. Outra questão abordada durante a reunião foi a desmilitarização da Superintendência da Administração Penitenciária (Sgap) e ainda, a ressocialização dos presos, já que de acordo com Sousa também deveria existir um acompanhamento para dependentes químicos nos próprios presídios.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..