Vilela homenageia pesquisador em apresentação de válvula cardíaca

11/04/2012 14:35 - Maceió
Por Redação

A primeira válvula cardíaca desenvolvida e produzida no Brasil, batizada de Inovare, será apresentada à imprensa nesta quinta-feira (12), às 10h, no Centro de Convenções de Maceió, logo em seguida à abertura dos trabalhos científicos (à noite, às 20h, ocorrerá a abertura solene do evento, no Hotel Radisson, com presença do governador Teotonio Vilela Filho, que prestará homenagem ao pesquisador Enio Buffolo (SP), criador da técnica de revascularização do miocárdio sem circulação extracorpórea, destinada à cirurgia de ponte de safena).

O pesquisador responsável pela Inovare, Domingo Braile, estará à disposição da imprensa para qualquer esclarecimento.

A Inovare é feita com pericárdio bovino (a pele que reveste o coração do boi) e destina-se a tratar uma doença chamada estenose aórtica grave - um desgaste ou calcificação da válvula que regula o fluxo sanguíneo do coração para a aorta.

Sua maior indicação é para pacientes com debilidade orgânica grave ou idade avançada, para os quais não é indicada a cirurgia convencional, que exige uma incisão de cerca de 30 cm no tórax. A Inovare é implantada via veia femoral ou mediante uma pequena incisão (5 cm) no peito.


O cirurgião-cardíaco e pesquisador Enio Buffolo (SP) receberá na noite desta quinta-feira (12) uma homenagem do Governo de Alagoas por sua contribuição à cardiologia brasileira. Criador da técnica de revascularização do miocárdio sem circulação extracorpórea, ele receberá do governador Teotonio Vilela Filho a comenda Professor José Pimentel durante a abertura solene do 39º Congresso Brasileiro de Cirurgia Cardiovascular, no Hotel Radisson.

O método de circulação extracorpórea consiste na utilização de uma máquina chamada coração-pulmão artificial, que substitui os órgãos humanos durante uma cirurgia cardíaca fazendo o sangue do paciente circular fora de seu corpo. O método criado por Buffolo permite a cirurgia sem esse procedimento externo.

A técnica foi publicada em 1983 indicando resultado 80 pacientes submetidos a cirurgia ponte de safena. Em 1996, quando Buffolo publicou os resultados finais de seu trabalho na revista Annals of Thoracic Surgery, o procedimento passou a ser conhecido e aplicado internacionalmente. O artigo tornou-se um dos trabalhos da literatura médica brasileira mais citados em todo o mundo.

Na década de 1990, Buffolo desenvolveu, no Hospital São Paulo, da Unifesp, o tratamento dos aneurismas da aorta com endoprótese do aneurisma e da dissecção da aorta. Colaborou também no desenvolvimento de uma prótese nacional. Seu grupo tem mais de mil pacientes operados.

Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, da Sociedade Européia de Cirurgia Cardiotoráxica e do Colégio Brasileiro dos Cirurgiões, Buffolo foi presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardíaca e da Sociedade de Cirurgia Cardíaca do Estado de São Paulo. Foi ainda vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

A homenagem - A entrega da comenda será feita pelo governador Teotonio Vilela, que atendeu sugestão de homenagem feita pelo cirurgião-cardíaco alagoano José Wanderley Neto, amigo pessoal de Buffolo e ex-aluno de José Pimentel.

- O professor José Pimentel foi um grande sanitarista e um grande humanista. A homenagem será a altura – disse Wanderley Neto.

Embora a abertura solene do evento esteja marcada para às 20h, o início dos trabalhos científicos acontecerá às 8h no Centro de Convenções, com uma mesa redonda e uma palestra com convidados internacionais.

O evento reúne em Maceió mais de 1.500 participantes, além de cirurgiões cardíacos de diversos países, entre eles EUA, Inglaterra, Itália, França, África do Sul, China, Portugal e Argentina.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..