Um grupo de nove magistrados concorre à vaga de desembargador deixada pela aposentadoria de Catarina Ramalho no Tribunal de Justiça. As inscrições se encerraram em 29 de março, 22 dias depois que o Pleno do TJ confirmou a aposentadoria por invalidez permanente da desembargadora.

Quando foram abertas as inscrições, que seguiram as diretrizes da resolução nº 106/2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 10 juízes se apresentaram, mas um desistiu do processo. Klever Loureiro, Fernando Tourinho, Denise Lima, Paulo Zacarias, Graça Gurgel, Ana Florinda, Celyrio Adamastor, Cícero Alves e Fábio Bittencourt disputam a vaga, que terá como critério de escolha merecimento, o mesmo utilizado quando Catarina foi eleita desembargadora em 28 de janeiro de 2010.

De acordo com a Diretoria de Comunicação do Tribunal de Justiça, os nomes serão apreciados até o dia 28 pelo Pleno. Uma lista tríplice será enviada ao governador Teotonio Vilela Filho, que escolherá o novo desembargador.

Polêmica

A aposentadoria de Catarina Ramalho envolveu muita polêmica até que o Tribunal de Justiça determinasse o afastamento da magistrada. Mesmo sem exercer as funções por conta de um problema de saúde, a desembargadora permanecia no cargo.

O juiz Cícero Alves, que concorre ao posto de desembargador, foi cedido para o gabinete de Catarina.