O estudante alagoano do 9º do ensino fundamental, Rafael Raposo Barros Melo Saldanha, 14, foi selecionado pelo programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo, para participar da segunda edição do Campeonato Brasileiro de Empilhamento Esportivo de Copos.
Ele embarca para o Rio de Janeiro, na próxima terça-feira (17), e prometeu se empenhar para representar Alagoas.
Em fevereiro, Rafael enviou para produção do Caldeirão um vídeo de empilhamento de copos com o tempo 7 segundos e 71 milésimos. Na noite da última segunda-feira, a família foi informada que o garoto foi selecionado e participará do programa.
“Estamos muito felizes com a participação do nosso Rafa. Ele sempre mostrou muita competência praticando o esporte. A evolução do meu garoto era notória. Todos o viam e sempre destacavam a sua habilidade”, relatou a mãe, Cristiana Melo, que estava visivelmente emocionada.
A reportagem do CadaMinuto visitou a residência do garoto e ouviu dele a promessa de que representará o seu estado com muita alegria.
“Tudo começou com uma visita do pessoal da Fanta ao meu colégio, acredito que foi no ano passado. Desde então, comecei a brincar e minha habilidade continuou crescendo. Surgiu a oportunidade de me inscrever no programa do Huck e fiz. Agora, estou indo para o campeonato na próxima semana. Espero ganhar representando Alagoas”, destacou o adolescente.
Rafael fez questão de ressaltar que sua mãe sempre deu todo suporte necessário para a prática do empilhamento de copos.
“Após a visita da Fanta, falei para ela que queria praticar e, rapidamente, fui presenteado com um kit. Hoje, tenho mais diversas torres que me possibilitam o melhor preparo para a competição. Caldeirão, estou chegando aí. Se preparem”, finalizou.
O torneio
A paulista Natália Braga foi a grande campeã do primeiro Campeonato Brasileiro de Empilhamento Esportivo de Copos em 2011. A Rainha dos Copos, de apenas 12 anos, levou para casa a maleta com o prêmio de 50 mil reais.
Ela se manteve no trono desde que o assumiu, na segunda eliminatória da competição quando desbancou o até então Rei dos Copos Jean Carlos, do Amapá, com o tempo de 9 segundos e 52 centésimos