O prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PP), entregou, na manhã desta segunda-feira (09), ao Ministério Público Estadual (MPE/AL) o processo licitatório que será responsável pela contratação das empresas de ônibus que realizarão o transporte público na cidade de Maceió.O assunto começou a ser debatido em 2007, com uma ação do MP que teve, à época, afinalidade de reorganizar o sistema de transporte coletivo diante das recorrentes queixas dos usuários.

A promotora de Justiça da fazenda pública municipal de Maceió, Fernanda Moreira, foi quem recebeu o processo licitatório após algumas alterações. Segundo ela, não haverá pressa por parte do MP na análise de todos os pontos. “Estamos trabalhando com pessoal reduzido nas considerações dessa licitação, em especial. Isso é de conhecimento público. A promotoria já tem um parecer prévio que assiste em 80% do processo licitatório e, logicamente, vamos analisar o complemento”, garantiu.

Fernanda disse ainda que as alterações realizadas foram consequências de audiências públicas. “Ao final dessas discussões, concordamos na maioria das exposições. As considerações finais serão resultados de analises técnicas que constará, inclusive, no parecer final. É o procedimento legal”, colocou.

A promotora ponderou no tocante à parte financeira da licitação. Segundo ela, apesar do pouco pessoal à disposição não haverá espaço para falhas ou equívocos.“Esse tema requer uma análise mais profunda e não nos furtaremos de nossas responsabilidades. O prefeito teve o tempo dele e agora nós teremos o nosso. É de interesse do MP que a sociedade seja agraciada com um edital licitatório correto”, destacou.

Em recente entrevista à imprensa, Almeida disse que a licitação dos ônibus é uma questão de grande complexidade, principalmente pela falta de profissionais no município que estejam aptos para desenvolver os projetos