Técnicas de alvenaria estrutural e de radier protendido agilizam a construção dos apartamentos do residencial Bosque das Palmeiras, destinado aos servidores públicos de Alagoas. De acordo com a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), além de acelerar as obras, as novas tecnologias garantem maior resistência e qualidade às moradias.
Uma das inovações, chamada de alvenaria estrutural, produz blocos de concreto na própria obra. O procedimento é acompanhado por engenheiros especializados para garantir a resistência e durabilidade ideais aos edifícios. O radier protendido, por sua vez, garante a uniformidade na fundição do prédio, aumentando a resistência e a qualidade da estrutura.
De acordo com a superintendente de Política Habitacional, Marisa Perez, a construção do Bosque das Palmeiras, no Parque das Craibeiras, é uma das ações estruturantes inseridas no Programa Alagoas Tem Pressa. “A obra emprega hoje quase cem trabalhadores e é destinada aos servidores públicos do Estado. O ritmo acelerado faz jus ao Programa Alagoas Tem Pressa”, explica a superintendente. O empreendimento já tem erguidos quatro dos doze blocos projetados, todos com alvenaria e redes hidráulica e elétrica adiantadas.
O secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, ressalta que outros empreendimentos estão em fase de liberação na Caixa Econômica Federal. “É prioridade para o governo estadual garantir aos alagoanos, em especial os servidores públicos, meios para garantir a casa própria. Já realizamos esse sonho para muita gente e continuamos trabalhando para reduzir o déficit habitacional no Estado”, diz Marco Fireman.
Apartamentos
Os apartamentos do residencial foram projetados com 42m², incluindo sala de estar e de jantar, cozinha, área de serviço, dois quartos e banheiro social. Os moradores também contarão com uma infraestrutura interna composta por salão de festas, churrasqueira, playground e quadra poliesportiva, pista de caminhada, espaço para a construção de um campo de futebol e bastante área verde.
Cada unidade habitacional custará R$ 55,9 mil, podendo ser financiado em até 300 meses, com prestações decrescentes, cujos valores variam de acordo com a renda familiar do comprador. Os servidores contam ainda com um subsídio do programa, que pode chegar até a R$ 17 mil, dependendo do valor da renda familiar.